Polícia

Suspeito preso por estuprar e filmar garotas deve passar por audiência de custódia nesta quinta (19); saiba detalhes

Reprodução/ Redes sociais
Homem usava crachá falso de locutor de rádio comunitária de Itinga  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes sociais
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 18/10/2023, às 10h54 - Atualizado às 12h54


FacebookTwitterWhatsApp

O homem, identificado como Lucas Santos, preso durante uma operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (18) em Itinga, bairro de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (19). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Lucas é suspeito de estuprar, filmar abuxos sexuais, além de usar a imagens para extorquir as vítimas, que eram obrigadas a voltar à cena do crime sob a ameaça dos conteúdos serem vazados.

Após o prisão, o homem foi levado para a carceragem da Delegacia de Furtos e Roubos, na Baixa do Fiscal, em Salvador, onde ficará detido até a realização da audiência de custódia. Horário ainda não foi divulgado.

Conforme apurado pelo BNews, Lucas usava um crachá falso de locutor da rádio comunitária Panorama, que fica localizada em Itinga. (foto na capa da reportagem).

Em nota, a emissora informou que o homem nunca fez parte do quadro de funcionários da emissora e que "Em fotos publicadas em sites de notícias é possível ver que há uma manipulação de uso indevido da logomarca da rádio, evidenciando que o suspeito teria forjado um documento de identificação com o nome da emissora", disse. (veja a nota na íntegra no final da reportagem).

A prisão de Lucas foi resultado de dezoito meses de investigação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCCA). A Polícia Civil informou que a apuração do caso começou há cerca de um ano e meio, com o primeiro registro de ocorrência contra o homem.

De acordo com Simone Moutinho, delegada responsável pela DERCCA, o suspeito atraía a confiança das vítimas na internet, às vezes se passando por mulheres ou pessoas da mesma idade. "Em seguida, dizia que ia realizar um sorteio de um celular, afirmando depois que a menina ganhou o prêmio. Ele, então, pagava o transporte por aplicativo para que ela fosse até o local retirar o celular. Lá, porém, estuprava a vítima, além de fotografar e filmar a violência", contou.

A delegada revelou também que o suspeito realizava extorsão, obrigando as vítimas a retornar ao local, para novamente serem estupradas. Além de ter o mandado cumprido por estupro, o homem ainda foi preso em flagrante pelo crime de produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente.

No local onde ocorreu a prisão, policiais encontraram um celular que, ainda segundo a delegada, estava “farto” de conteúdos que reforçavam a denúncia de estupro e extorsão das garotas. A DERCCA também investiga a possível ocorrência do crime de estupro por meio virtual.

Leia abaixo a nota da rádio Panorama na íntegra:

A rádio Panorama FM 87,9 localizada no município de Lauro de Freitas/BA,  tomou conhecimento na manhã de hoje (18),  da ação  policial, ocorrida no bairro da Itinga, que culminou na prisão de suspeito por crimes, Lucas Santos. A direção da rádio vem a público esclarecer que o mesmo nunca fez parte do quadro de funcionários da emissora.

Em fotos publicadas em sites de notícias é possível ver que há uma manipulação de uso indevido da logomarca da rádio, evidenciando que o suspeito teria forjado um documento de identificação com o nome da emissora. O departamento jurídico da rádio Panorama FM já está tomando as medidas cabíveis para esclarecer os fatos junto à Polícia Civil da Bahia. 

A rádio Panorama FM declara que possui mais de vinte anos de serviços prestados à cidade de Lauro de Freitas, tendo como princípio a transparência e integridade de suas atividades, deixando claro que jamais iria ter como funcionário um procurado da polícia. 

Ascom Rádio Panorama FM 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp