Polícia

Foragidos da Justiça são flagrados por reconhecimento facial no São João da Bahia

Divulgação/SSP-BA
Alguns casos aconteceram durante as festas de São João, realizadas em Salvador e no interior da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA

Publicado em 24/06/2023, às 08h51   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O São João de Salvador tem levado multidões para os circuitos na capital baiana. No entanto, não só o público aderiu às festas, bem como alguns suspeitos de comer crimes distintos. Dessa forma, tanto no Pelourinho, localizado no Centro Histórico de Salvador, quanto no Parque de Exposições, além de cidades do interior, a polícia precisou intervir rapidamente nesta sexta-feira (24). 

Segundo informações da Polícia Civil, o homem, de 39 anos, era procurado por descumprimento de medidas protetivas de urgência, no âmbito de violência contra a mulher. Ele foi conduzido para Polinter, onde foi identificado um mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória.

Foragido da Justiça por roubo, um homem, que não teve a identidade divulgada, foi o primeiro impedido de entrar no Parque. Com passagem por tráfico de drogas, ele foi flagrado pela ferramenta na noite desta sexta-feira (23), segundo dia do evento de São João.

Durante o flagrante, ele tentou passar por um dos pontos de acesso ao espaço, quando a ferramenta emitiu um alerta de 96,1%. Por consequência, o  indivíduo foi encaminhado à Delegacia Especial de Área, instalada na Arena, e, em seguida, encaminhado à Polinter. 

Dois casos aconteceram durante as festas de São João Parque de Exposições e no Pelourinho, no Centro Histórico. Foto: Márcia Santana/SSP-BA
Dois casos aconteceram durante as festas de São João Parque de Exposições e no Pelourinho, no Centro Histórico. Foto: Márcia Santana/SSP-BA

No outro caso, um indivíduo com mandado de prisão em aberto também foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no Pelourinho. Ele foi flagrado por agentes da Guarda Civil Municipal, no Elevador Lacerda. Posteriormente, o homem foi conduzido para a POLINTER.

Atualmente, a ferramenta está em atividade também em outro ponto, no Subúrbio Ferroviário.  Eventos ocorridos no interior do estado também recebem a ferramenta. 

Interior

Em Jequié, também nesta sexta, o sistema de reconhecimento facial identificou um homem que tinha ordem de prisão expedida por tráfico de drogas. A ferramenta emitiu um alerta de 95,8% de similaridade ao captar o foragido na área do evento.

Após ser localizado, o homem foi conduzido por equipes do 19º Batalhão de Polícia Militar para o posto da Polícia Civil, no circuito do evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp