Polícia

Trabalhadores em condição análoga à escravidão são resgatados em fazenda baiana

Divulgação/Polícia Federal
De acordo com a Polícia Federal, os trabalhadores foram levados para um local seguro  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 21/06/2023, às 10h20   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Três pessoas que viviam em condição análoga à escravidão foram resgatadas nesta terça-feira (20) de uma fazenda onde um funcionava uma carvoaria, na zona rural da cidade de Morpará, na região do oeste baiano.

De acordo com a Polícia Federal, que não informou a identidade e as idades das vítimas, os trabalhadores foram levados até um local seguro. O órgão diz que foram instaurados procedimentos administrativos para apuração das verbas trabalhistas, e que um inquérito policial será instaurado para apurar quem são os responsáveis pelos crimes.

Trabalhadores são resgatados em fazenda do oeste baiano
Na fazenda onde funcionava uma carvoaria (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

Resgatados

Na semana passada, 14 trabalhadores nascidos em Aratuípe, no Recôncavo baiano, foram resgatados de uma fazenda de café da cidade de Nova Venécia, no interior do Espírito Santo. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as vítimas também estavam em condições análogas à escravidão e viviam em um ambiente considerado insalubre e inabitável.

Os trabalhadores afirmaram que foi prometido pelo empregador estadia em um alojamento com colchão e beliche, mas que todos dormiam em uma única casa e dividiam o mesmo cômodo. Também teriam sido descontados no salário o transporte da Bahia para o Espírito Santo, assim como a alimentação. Muitos não puderam voltar para casa por terem acumulados dívidas com o contratante. Os baianos voltaram para Aratuípe e cada um deles recebeu R$ 46 mil, com direito a três parcelas do seguro-desemprego.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp