Polícia

Traficantes de Salvador mandam recado para PMs e dão 'sentença': 'meter bala'

Alberto Maraux / SSP-BA
Os traficantes acusam os policiais de serem milicianos e estuprarem moradoras  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux / SSP-BA

Publicado em 20/01/2023, às 12h54   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Supostos traficantes de Cosme de Farias, em Salvador, encaminharam para grupos de troca de mensagens nesta semana um texto em que acusam dois policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) de abusos sexuais, extorsão e agressão contra moradores durante operações no bairro. Eles também afirmam que vão matar os PMs.

A mensagem foi compartilhada com a foto dos dois militares. Em um trecho, os supostos criminosos afirmam que o aviso não é uma afronta ao Estado, mas um recado direcionado exclusivamente para os policiais. “Estão entrando dentro da favela, batendo em cara de morador, tirando nossas crias dentro de casa e matando, vários atentados contra as mulheres do bairro, para estrupar atrás do Extra [supermercado]”.

Os supostos traficantes continuam o texto afirmando que os policiais cobram propina de comerciantes. Dizem também que não aceitam a atuação de "milicianos" no bairro. “Já sabemos onde vocês moram e onde seus familiares estudam. A gente vai meter a desgraça [...] Vamos acabar com tudo. De hoje em diante, se descer do carro, vamos meter bala. Vamos deixar mortos, para verem que não estamos de brincadeira”.

Logo após a mensagem ser disparada nos grupos, um áudio, que teria sido gravado por um colega de farda dos PMs, passou a ser compartilhado para rebater as acusações dos suspeitos. Nele, a mulher diz que os agentes estão trabalhando para combater a criminalidade, e que a atuação está surtindo efeito. Por esse motivo, o tráfico "estaria incomodado e tentando manchar a imagem dos militares".

O BNews entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Militar que, por meio de nota, afirmou apenas que o caso está sendo apurado. A reportagem questionou se há denúncias contra os soldados na Corregedoria da PM, mas a pergunta não foi respondida.

PM morto

Um policial militar, identificado como Maurício Carmo de Jesus, foi assassinado por traficantes na companhia do irmão em Cosme de Farias. Os dois teriam sido mortos por conta de um pequeno acidente de trânsito que aconteceu no final de linha do bairro.

De acordo com o relato de uma testemunha, o irmão do PM saiu de casa na companhia da namorada para comprar um cachorro-quente. Ao estacionar o veículo, ele teria batido no carro de um dos suspeitos do crime, que seria um traficante. Durante uma discussão, a vítima foi cercada por outros homens armados.

O PM, que também transitava de carro ao lado da companheira em Cosme de Farias, presenciou o familiar encurralado e desceu do automóvel com uma arma em punho. Ele foi baleado enquanto estava de costas. Além de Maurício e o irmão, uma terceira pessoa também foi atingida e não resistiu aos ferimentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp