Polícia

Veja momento em que cocaína é encontrada em jatinho no aeroporto de Salvador

Reprodução/Fantástico
O jato de luxo seguiria para Portugal e foi fretado por uma organização criminosa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Fantástico

Publicado em 25/04/2022, às 08h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No início da semana passada, policiais federais foram em busca de suspeitos de participarem de dois esquemas internacionais de drogas. Entre os envolvidos estava um homem da cidade de Vitória da Conquista, apontado pela investigação por fretar jatinhos que seguiam para Portugal carregados de cocaína. Ele foi alvo de busca e apreensão.

A Polícia Federal só conseguiu descobrir o esquema, em fevereiro de 2021, após um jatinho fretado de uma empresa portuguesa dar pane e precisar de manutenção no Aeroporto Internacional de Salvador. Lá, mecânicos descobriram que a cocaína estava escondida na fuselagem da aeronave. O Fantástico conseguiu com exclusividade um vídeo que mostra o momento em que profissionais do hangar encontraram 595 kg da droga (veja abaixo).

Leia também:

Durante as investigações, policiais federais chegaram à conclusão de que a capital baiana servia como um ponto estratégico para que os jatos, que chegavam à cidade carregados de cocaína vindos de São Paulo, fossem abastecidos com combustível para continuar a viagem com destino a Portugal. A proximidade da capital com o velho continente era um ponto relevante para as organizações criminosas.

A operação da PF cumpriu 66 mandados de prisão e 58 prisões efetivas, além disso, houve 270 mandados de busca e apreensão em 38 cidades de quatro estados. Duas pessoas também foram presas em Portugal, entre elas Nelma Kodama, doleira famosa por envolvimento na Operação Lava Jato.

Segundo as investigações, uma dessas organizações era comandada por uma facção criminosa. O dinheiro da venda de drogas financiaria a compra de armas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp