Polícia

VÍDEO: Funcionário acusa hospital de racismo após encontrar banana no sapato; assista

Reprodução/Metrópoles
Funcionários realizaram ato em repúdio em solidariedade a colega vítima de racismo no ambiente de trabalho  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Metrópoles

Publicado em 07/12/2023, às 19h01   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no Rio Grande do Sul, se reuniram em um ato no saguão da instituição na última terça-feira (5) para demonstrar apoio a um colega vítima de racismo, que encontrou uma banana dentro de seus sapatos de trabalho no último domingo (3). Durante a manifestação, os servidores retiraram os sapatos em solidariedade ao colega. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A diretora-presidente do hospital, Nadine Clausell, repudiou veementemente o ocorrido, classificando a situação como "absolutamente inadmissível". Anunciou ainda que o HCPA iniciará uma sindicância interna para investigar o caso. 

O repúdio ao ato discriminatório foi registrado oficialmente na Delegacia On-line, conforme informado pela delegada Tatiana Bastos, da Delegacia de Combate à Intolerância. O caso está em fase inicial de investigação, aguardando encaminhamento para a delegacia especializada.

O comitê do Programa de Ações Antirracistas e os diretores do hospital planejam uma reunião para a próxima segunda-feira (11) para discutir e definir quais medidas serão adotadas em resposta ao episódio de racismo. Em nota oficial, o HCPA reiterou sua intolerância a qualquer manifestação de racismo e assegurou uma investigação rigorosa do caso.

“A instituição tem orientação e diretriz relacionadas ao respeito e não aceita comportamentos de violência, preconceito, assédio ou discriminação dentro do hospital. Além disso, tem estruturado Programa de Ações Antirracistas e Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão”, informou o hospital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp