Polícia

VÍDEO: Golpistas de camarotes celebram fraude milionária com festa de luxo

Reprodução/Redes Sociais
Grupo de golpistas prejudicaram vítimas em torno de R$ 21 milhões  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 18/01/2024, às 10h25   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A vida de luxo, regada a viagens e festas com bebidas importadas, caiu por terra para um grupo. Alvos da Operação Dígito 8, deflagrada pela Delegacia de Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) na manhã desta quinta-feira (18), os estelionatários tinham o hábito de celebrar os golpes aplicados nas vítimas com publicações nas redes sociais. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A priori, o prejuízo causado pela quadrilha pode ter gerado cerca de R$ 21 milhões. Por meio de um vídeo publicado pela coluna Na Mira, do portal Metrópoles, é possível ver um dos momentos de festa em um bar de Goiânia. A operação visa combater crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro no Brasil. 

Até o momento, a missão desarticulou um esquema de fraudes em pagamentos de guias de arrecadação via QR Code Pix, de modo a explorar uma vulnerabilidade do sistema bancário.

De acordo com os investigadores, de 7 a 31 de janeiro do ano passado, os suspeitos inseriram códigos de barras de guias válidas, porém adulteraram o QR Code Pix para valores significativamente menores.

Assista:


Operação

Pelo menos 115 policiais civis, coordenados pela corporação do Distrito Federal (PCDF) e com o apoio das Polícias Civis de SP, MT, SC, MG, BA, MA, AP, GO e RJ, cumpriram 10 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão em nove estados e no Distrito Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp