Polícia

Vídeo: Jovem negro é agredido por agente da CCR Metrô; vítima aponta racismo e homofobia

Reprodução // Instagram
CCR Metrô lamentou a agressão ao jovem negro informou que o agente envolvido na agressão foi demitido  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Instagram

Publicado em 11/06/2022, às 16h22   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Um jovem negro e gay identificado como Aleff Bernardes filmou o momento em que sofreu agressão por parte de agente de segurança da CCR Metrô, na noite desta sexta-feira (10), na estação Tamburugy, em Salvador. Através das redes sociais, Aleff expôs o caso e denunciou ter sido vítima de racismo e homofobia. 

Essa não é a primeira vez que a CCR Metrô é acusada de racismo e homofobia em decorrência da atitude truculenta de seus funcionários.

Leia Mais:

Gol abre vendas para operar em 100% dos destinos argentinos do período pré-pandemia
Gerente de negócios da MaxMilhas explica que milhas aéreas valem dinheiro e são bens do consumidor; saiba como faturar

"Olá família! Venho aqui relatar uma agressão no metrô de salvador-Ba as 22:37 desta sexta-feira. Assim que cheguei na estação TAMBURUGY fui rápido ao banheiro e quando estava saindo fui abordado pelo segurança sem nenhum motivo. Percebi que ele estava mal intencionado e não estava gostando porque eu estava questionando o motivo da abordagem então comecei a gravar e foi aí que ele não gostou mais ainda. Na tentativa de filmar a identificação FUI AGREDIDO e perseguido dentro estação TAMBURUGY , porque o objetivo dele era apagar as imagens do meu celular. Outra segurança foi acionada e fui impedido de sair do metrô. Provavelmente as câmeras devem ter registrado a abordagem externa. E gravei toda abordagem na saída do banheiro. No vídeo da pra ver meu celular caindo do chão, o aparelho foi extremamente danificado e o meu rosto ficou inchado. Ele me ameaçou e disse que vai me achar pra resolver isso ! Sou um jovem negro, artista independente e de candomblé, alvo de toda essa estrutura racista, homofóbica e intolerante. E JUSTAMENTE POR ISSO QUE GRAVEI A ABORDAGEM E MESMO ASSIM ELE NAO SE INTIMIDOU. NENHUM PASSO ATRÁS ! @prefsalvador @govba @mpdabahia @ccrmetro @midianinja @reajaouseramorta", desabafou em sua conta no Insta.

O BNews proucrou o jovem, que estava na delegacia registrando Boletim de Ocorrência e não podia falar até a publicação desta matéria.

Procurada pelo BNews, a CCR Metrô lamentou o ocorrido e informou que o agente envolvido na agressão foi demitido. Conifra a nota abaixo:

"A CCR Metrô Bahia não tolera nenhum ato de violência ou ação que não esteja alinhada ao valor de cuidado e empatia para com seus clientes. A concessionária informa que imediatamente apurou o ocorrido e decidiu pelo desligamento do colaborador. A CCR Metrô Bahia também entrou em contato com o cliente, reforçando seus valores de cuidado e acolhimento para com ele. A concessionária lamenta o ocorrido e informa que está trabalhando fortemente no eixo diversidade, inclusão e cultura de compliance, investindo em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para seus colaboradores, com o principal objetivo de prestar um serviço de qualidade e atendimento de excelência focado em mobilidade humana".

O vereador Suíca lamentou o caso e afirmou, através de redes sociais, que vai encaminhar o caso à Comissão de Reparação Racial da Câmara Municipal de Salvador.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp