Polícia

VÍDEO: Morador de rua chora, põe a mão na cabeça e acaba sendo morto por policiais militares; assista

Reprodução / Redes Sociais / X
Câmeras corporais registraram a abordagem e a execução de morador de rua, levantando questões sobre a conduta policial  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / X
Cauan Borges

por Cauan Borges

cauan.borges@bnews.com.br

Publicado em 06/08/2025, às 16h14



As câmeras corporais da Polícia Militar registraram o momento em que um morador de rua, identificado como Jeferson de Souza, foi morto por policiais sob o viaduto 25 de Março, no Brás, no centro de São Paulo, na noite de 13 de junho.

As imagens mostram Jeferson visivelmente abalado, chorando e colocando as mãos na cabeça enquanto dialoga com os agentes. Ao estender calmamente as mãos para a frente, possivelmente se oferecendo para ser algemado, a vítima é atingida por três tiros de fuzil.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Os policiais envolvidos, o tenente Alan Wallace dos Santos Moreira e o soldado Danilo Gehrinh, alegaram que Jeferson tentou tomar a arma de um deles, justificando assim os disparos. 

No entanto, a versão é contestada pelas imagens, que não mostram movimentos bruscos por parte da vítima. A câmera corporal que filmou o momento estava sem áudio até minutos depois dos disparos, mas mostra Jeferson parado e de costas para os PMs pouco antes de ser alvejado.

Durante a abordagem, que durou mais de uma hora, Jeferson aparece inicialmente descendo de uma árvore e sendo conduzido pelos policiais para trás de uma pilastra, fora do alcance das câmeras de segurança da rua.

A câmera do tenente que atirou estava descarregada. Toda a ação é registrada pela filmadora do soldado Gehrinh, que só ativa o áudio após a chegada de reforço.

Cerca de quatro minutos após os tiros, o soldado começa a gravar o som e é possível ouvir um dos policiais se justificando a colegas de outra companhia, dizendo que o homem "tentou a sorte" ao perceber que "ia perder", além de chamá-lo de "louco". 

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)