Polícia

VÍDEO: "Polícia não só prende, mas liberta", diz brasileira que ficou detida no exterior

Reprodução/Redes sociais
As duas foram soltas, após mais de um mês presas em Frankfurt, na Alemanha, sob a falsa acusação da polícia de tráfico internacional de drogas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 15/04/2023, às 08h56


FacebookTwitterWhatsApp

As brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, que passaram dias detidas na Alemanha depois de terem as malas trocadas por bagagens com cocaína, finalmente desembarcaram no Brasil nesta sexta-feira (14). Em um vídeo, gravado após o desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, elas fizeram um agradecimento ao empenho das autoridades brasileiras no esclarecimento do caso e na soltura de ambas.

As duas foram soltas, nesta terça-feira (11), após mais de um mês presas em Frankfurt, na Alemanha, sob a falsa acusação de tráfico internacional de drogas. As brasileiras deixaram a cidade alemã na noite de ontem.

“Nós ficamos sabendo que vocês estavam torcendo muito por nós durante esse período, essas tristes páginas da nossa vida. Eu falei para os colegas de vocês que nos receberam já com esse calor que o brasileiro tem, que aos 44 anos de vida, e a Jeanne aos 40, vocês da Polícia Federal nos ensinaram que a polícia não só prende, mas liberta e devolve a vida”, disse Kátyna.

Kátyna, no vídeo divulgado pela Polícia Federal (PF), também criticou a forma como foi recebida na Alemanha. “Vocês nos trouxeram a nossa vida de volta, a nossa liberdade, o nosso direito de ir e vir, porque se fôssemos cumprir o que a legislação de lá ordenava, iríamos ficar em média quinze anos, perdendo quinze anos das nossas vidas, talvez. E não veríamos mais os nossos pais, nossos amigos e nossa pátria amada. Vocês foram anjos aqui na Terra”, afirmou Kátyna.

Lembre como tudo aconteceu – Jeanne é médica veterinária e Kátyna é personal trainner. Ambas são de Goiás e tinham viajado de férias para a Europa. No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, as malas foram trocadas. A bagagem do casal foi trocada por malas com 40 quilos de cocaína. As duas foram presas quando desembarcaram em Frankfurt, antes mesmo de chegarem à esteira para pegar suas malas. Até agora, as malas originais não foram localizadas.

As imagens mostrando a troca da bagagem já levaram a prisão de seis pessoas. Elas prometem entrar com uma ação de pedido de indenização por conta do equívoco. Kátyna e Jeanne foram presas em 5 de março e passaram dias em celas individuais separadas, com restrições alimentares e dificuldade de comunicação com seus familiares. Ambas perderam muito peso e estão no momento se recuperando do estresse que viveram, sob observação médica.

Assista a declaração:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp