Política

Tendências petistas já se preparam para eleições internas em 2015

Publicado em 21/12/2014, às 10h21   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O início do terceiro mandato petista na Bahia já cria expectativas para as eleições internas da legenda em 2015, que definirá as eleições municipais em 2016. Integrantes do diretório estadual já se reúnem esta semana com militantes das tendências internas para avaliarem os próximos passos e definirem seus possíveis candidatos ao Processo de Eleição Direta (PED) - que elegerá os presidentes estadual e municipais.

Tanto no âmbito estadual quanto municipal, os petistas querem mostrar ‘capacidade de organização e de formulação’, além de manterem a linha dura contra o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Na capital baiana, a gestão foi compartilhada entre Edson Valadares e Marta Rodrigues – que assumiu no dia 15 de dezembro. Valadares ficou afamado pelas ameaças contra os vereadores que votaram a favor dos projetos do demista. A expectativa é de que Marta leve o processo um pouco mais aprazível.

Nesta segunda-feira (22), a tendência Movimento PT, liderada pelo deputado estadual Marcelino Galo, já se reúne com a intenção de definir nomes para a disputa. No ano passado, o colegiado do parlamentar indicou, nos últimos minutos, o jornalista Ernesto Marques, para quebrar o ‘chapão’ imposto pelo grupo do atual presidente Everaldo Anunciação.

As eleições ocorrem no mês de novembro em 150 diretórios municipais. Em Salvador, a expectativa é ainda maior, já que a eleição interna influencia diretamente na escolha do candidato à prefeitura que tentará derrubar o prefeito mais bem avaliado do Brasil, pela segunda vez consecutiva.

Leia também:

Reta final do PED: PT intensifica debates entre candidatos

PED: Bastidores que evidenciam o "racha" do PT em Salvador

Publicada no dia 20 de dezembro de 2014, às 18h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp