Política

Jac Motors e Foton ainda não apresentaram garantias para investimentos, diz Rui

Publicado em 05/05/2015, às 06h32   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa minimizou as declarações do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, James Correia, que disse considerar conservadora a política de atração de investimentos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). “Essa sempre foi a opinião dele em relação à Sefaz, não é de agora”, minimizou o governador ao justificar que os gestores de incentivo ao desenvolvimento sempre vão querer uma atitude mais “agressiva e ousada” dos secretários que cuidam das finanças.

“É a Sefaz, por sua vez, que tem a responsabilidade de pagar a conta no final do mês. Ela é a responsável por garantir o recurso para pagar os servidores, os juízes, o Ministério Público, enfim, por manter o Estado funcionando”, afirmou.

Após participar da abertura do 15º Congresso de Joalherias no Sheraton da Bahia, Rui falou ainda sobre o entrave que tem impedido empresas como a Jac Motors e a Foton de investir no estado da Bahia. O governador afirma que as duas entidades ainda não apresentaram garantias para adquirirem os empréstimos junto à Desenbahia, ligada à Sefaz.

“Aqueles que buscam os incentivos estão tendo, mas todos que entram aqui buscando financiamento, têm que dar garantias, porque, caso contrário, as pessoas que assinam os documentos serão responsabilizadas caso essas garantias não sejam factíveis”, justificou. “Até agora não considero que perdemos algum investimento por falta de cumprimento de compromisso assumido. Quem toma empréstimo tem que dar garantia, senão, quem conceder vai responder judicialmente. Tanto no caso da Fotón quanto da Jac Motors faltam apresentar garantias para a liberação dos recursos”, disse o chefe do Executivo estadual que conta estar acompanhando de perto as tratativas.

Sobre a saída de James do seu quadro de secretários, o petista revelou que já sabia que o titular da extinta pasta de Indústria, Comércio e Mineração deixaria o comando do Desenvolvimento Econômico em algum momento. “Na composição do governo ele já tinha me dito que não ficaria todo o tempo, se eu me importaria. Eu disse que não, que fizesse a transição e no momento que quisesse sair me avisasse e eu buscaria outra pessoa. Ele me avisou e agora estou buscando”, explicou Rui, sem querer precisar quando sairá a nomeação do novo secretário. Enquanto isso, Paulo Roberto Guimarães toca a secretaria interinamente. 

Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp