Política

Sem disputa política, Rui e Neto se solidarizam com vítimas

Publicado em 13/05/2015, às 06h19   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à tragédia na Baixa do Fiscal, o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa não apenas se solidarizaram com as famílias e moradores do local. Eles testaram a popularidade. Nenhuma rejeição mesmo diante das mortes. São 19 em 15 dias.

Em seu reduto, Rui Costa morou próximo ao local da tragédia, na rua São Domingos, no Guarani, foi abraçado, beijado. Muitos aparentavam ter intimidade. De fato já haviam, tempo atrás, gozado da companhia do hoje governador. Foi assim com dona Maria, 95 anos. Com dificuldade para andar, ela saiu de sua casa para beijar o ‘filho de dona Maria Luiza’. “Ô, meu filho, quero ver a minha rua do jeito que ela era”, pediu. Rui Costa afiançou que a situação iria melhorar.

Com Neto não foi diferente. Não raras às vezes,  moradores do local pediram para fazer selfie com o chefe do Executivo soteropolitano. Apesar do semblante fechado, demonstrando preocupação, ele atendia prontamente. Aos assessores dava ordens para que técnicos só deixassem o local depois que fizessem a limpeza do lugar.

Eles subiram e desceram ruas e vielas. Sujaram os sapatos caros de barro e lama. Suaram as camisas do algodão mais fino. Entraram em casas, ouviram choro, ampararam quem não tinha nada, além da vida. Asseguraram a construção de casas  para que aquelas pessoas deixassem os imóveis de risco.

Politicamente em campos opostos, Neto e Rui pareciam, naquele momento, amigos e coligados. Talvez fossem. Por ora. Passado esse período cinzento, talvez se coloquem como seus partidos – DEM e PT – de lados opostos. Agora, ficam por conta de vereadores e deputados os debates, os duelos e trocas de acusações.

Rui e Neto, por ora, estão acima das querelas e questiúnculas políticas. Agora, mesmo tardiamente, é hora de organizar essa casa de 466 anos, que a cada ano sofre com a chuva, sobretudo seus mais ilustres moradores, que se espalharam ao longo de décadas em morros e encostas. Uma trégua e trabalho em nome dos 19 mortos do Bom Juá, San Martin e Baixado Fiscal.

Matérias relacionadas:

As pessoas terão novas moradias, garante Neto a moradores de área de risco

Governo tenta agilizar vistoria para evitar nova tragédia

As pessoas terão novas moradias, garante Neto a moradores de área de risco

Publicada no dia 12 de maio de 2015, às 14h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp