Política

Pinheiro diz que vai defender alternativa ao fator previdenciário

Publicado em 14/05/2015, às 10h52   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O senador baiano Walter Pinheiro (PT) afirmou que vai trabalhar para aprovar, no Senado, a proposta que cria alternativa ao fator previdenciário, conforme texto aprovado na noite dessa quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados. Por 232 votos a 210 e 2 abstenções, os deputados  aprovaram emenda que dá alternativa ao trabalhador, na hora da aposentadoria, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário. Na prática, significa que a mulher poderá se aposentar quando a soma de sua idade mais 30 anos de contribuição for 85 e, no caso do homem, a soma da idade mais 35 anos de contribuição alcançar os 95 anos.
"Eu e o senador Paulo Paim defendemos a aprovação no Senado e queremos do governo o compromisso de não vetar a proposta que cria alternativa ao fator previdenciário, como garantia para a aprovação das duas MPs do ajuste fiscal" afirmou Pinheiro, que já havia apresentado, junto com Paim, uma emenda com o mesmo teor, na Comissão Mista que analisou a matéria. 
"Já estamos mobilizando outros parlamentares para engrossar o coro dos colegas favoráveis à mudança no fatos previdenciário e, após a aprovação, queremos o compromisso do Executivo na manutenção do texto. Caso haja veto, vamos também trabalhar para a derrubada dele", completou.
Ainda nessa quarta-feira (13), Geddel Vieira Lima (PMDB) cutucou o senador Otto Alencar (PSD) ao cobrar a defesa do fim do fator previdenciário prometida durante campanha pelo Senado no passado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp