Política

PT busca dificultar candidaturas sem chances reais

Imagem PT busca dificultar candidaturas sem chances reais
Proposta visa limitar realização de prévias já em 2012   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/04/2011, às 17h00   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp



O Partido dos Trabalhadores apresentará uma emenda no fim de semana, durante a reunião do Diretório Nacional, que impõe critérios mais rigorosos para um filiado submeter uma candidatura a qualquer cargo majoritário.

No encontro de sexta e sábado, em Brasília, o PT vai focar a discussão em um anteprojeto de reforma de seu estatuto. Hoje qualquer um pode se candidatar a qualquer coisa independentemente de suas chances reais, o que leva o partido a ser obrigado a realizar prévias – como ocorreu entre o próprio Lula e o senador Eduardo Suplicy no processo presidencial de 2002.

O Diretório Nacional pretende impor dificuldades já em 2012. A ideia em pauta é exigir do candidato a colheita de um determinado número de assinaturas de filiados, em todo o país para uma pré-candidatura a presidente da República, por exemplo. O assunto divide opiniões. Em relação à eleição municipal do ano que vem, por exemplo, tem muita gente achando ótima a proposta dos dirigentes enquanto outros a atacam com todas as forças.

Com informações do IG

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp