Política

Sete vereadores esperam por definição partidária de ACM Neto

Publicado em 09/07/2015, às 10h38   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)



Sete vereadores esperam a decisão do prefeito ACM Neto sobre futuro partidário. Alguns estão sem partido, outros ainda se abrigam em legendas que já não lhe cabem mais.

J. Carlos Filho e Henrique Carballal são dois que estão sem partido. Eles foram expulsos do PT por infidelidade partidária e aguardam a sinalização de Neto. Euvaldo Jorge (PP), Leandro Guerrilha (PSL), Duda Sanches (PSD), Atanazio Júlio e o vereador licenciado Tiago Correia, ambos do PTN, querem o aceno do chefe do Executivo soteropolitano para também deixarem seus partidos atuais.

Tiago já sinalizou que poderia ir para o PSDB ou PMDB, já que as chances de o PTN voltar à base de Neto são mínimas. Especulações já colocaram J. Carlos no PMDB, PSDB e, mais recentemente, do PDT. Partido do qual recebeu o convite, mas ainda não bateu martelo.

Além de irem para onde o ‘chefe mandar’, os vereadores estão atentos à reforma política, mais precisamente com a possibilidade de acabar coligação proporcional. A proposta foi rejeitada na Câmara Federal, mas o Senado poderá ressuscitá-la.

A coligação proporcional permite que partidos se unam  e compartilhem os votos obtidos por seus candidatos no Poder Legislativo. Nesse tipo de sistema um candidato pouco votado pode ser eleito se fizer parte de uma coligação com muitos votos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp