Política

Neto diz que documentação de prédio de 30 andares na Barra está 'ok'

Publicado em 11/07/2015, às 14h18   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)



O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que o Edifício Le Vue está com toda documentação em dia. O empreendimento, que terá 30 andares na Ladeira da Barra, está sendo alvo de criticas da Câmara de Vereadores.

Ao ser questionado pelo Bocão News sobre o empreendimento que teria sido, segundo a oposição, liberado pela prefeitura, embora técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), tivessem reprovado a construção, Neto tergiversou. “A prefeitura não iria liberar se não estivesse compatível com a legislação, com o PDDU e a Louos. Mas são tantos empreendimentos que nem tudo passa pelo prefeito”.

Em seguida, diante da insistência da reportagem, ele ligou para o secretário de Urbanismo, Silvio Pìnheiro. Na ligação de 38 segundos, Pinheiro teria dito ao prefeito que a Cosbat  Empreendimento em parceria com a Viva Ambiental e Serviços – empresa que deixou o ramo de coleta de lixo para serviços imobiliários -, teriam o alvará para a construção do edifício. “Toda a documentação está ok. O Ipac deu documentação autorização. Iphan e Prefeitura também porque está tudo autorizado”.

Os vereadores Gilmar Santiago (PT) e Hilton Coelho (Psol) já se manifestaram contrários à construção. Segundo o petista, o Le Vue, que terá 106 metros de altura, agride o patrimônio histórico e ambiental. 

Para Hilton,  o projeto “inconsistente e unilateral”. “Inverídico, parecer assinado isoladamente pelo coordenador do IPHAN, que desconsiderou o posicionamento das representantes da SUCOM e do IPHAN no ETELF para que fosse ouvida o IPAC, Instituto que faltou à assinatura do parecer oficial do ETELF, contrário de forma categórica contra o licenciamento do empreendimento”.

Leia matérias relacionadas: Geddel acusa banqueiro de ‘assediar’ vereadores. Obra na Barra está em jogo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp