Política

Governo quer instituir cursos em parceira com blocos afro

Publicado em 05/08/2015, às 06h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa e o presidente do bloco afro Ilê Aiyê se reuniram nesta terça-feira (4) para firmarem parceria, através do programa Pacto Pela Vida, para instituírem cursos para a comunidade da Liberdade. Educação e Cultura são os principais pontos do programa. Uma reunião entre o governador e os secretários definiram as primeiras ações. Uma equipe de governo vai prever as diretrizes do acordo.

"A ideia do governador é ter esta conexão, esta parceria com as entidades, neste caso específico com o Ilê Aiyê. Utilizando a imagem positiva que tem o Ilê, a tradição cultural e sobretudo, o enraizamento, o sentimento de pertencimento, a identidade que este bloco é capaz de criar junto aos adolescentes, jovens, e à população em geral. Estamos apostando nesta forte parceria com o Ilê e com outros blocos afro", disse o secretário de Justiça, Geraldo Reis

Conforme o titular da Secretaria de Cultura do Estado, Jorge Portugal, a parceria contempla a economia criativa. "Houve uma ideia, que já foi aventada antes, de se fazer um Corredor Cultural na Liberdade. [A intenção é] ter ali o Ilê como o coração com a sua Banda Erê, curso de gastronomia, de moda e tudo mais. Ter também outras entidades como terreiros de candomblé, que estejam ali naquele corredor e que possam fazer dali um caminho da economia criativa".

Já o presidente do bloco quer levar o projeto para o Recôncavo Baiano. "Vamos, depois disso, desenvolver muito mais coisas na Liberdade e também no Recôncavo que, inclusive, será tema do nosso Carnaval em 2016. Precisamos ter esta proximidade porque muita gente aqui da Bahia não conhece a riqueza do Recôncavo e o tema vai ajudar a divulgar. Da mesma forma, queremos desenvolver atividades para contribuir para que o negro do Recôncavo assuma sua negritude".

Publicada no dia 4 de agosto de 2015, às 19h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp