Política

Os Sanches estão fora do PSD e devem ir para o DEM ou PSDB

Publicado em 23/08/2015, às 10h01   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)



“Estou indo embora, a mala já está lá fora, vou te deixar...”. Parafraseando Pablo do Arrocha, a saída do vereador Duda Sanches e do deputado estadual Alan Sanches do PSD era tida como inevitável. A única dúvida era em torno se esse bota fora seria amigável e, pelo visto, foi. Desde a semana passada, no sigilo, o parlamentar municipal e seu pai caíram fora da tribo do cacique Otto Alencar (PSD). De forma pacífica, Alencar concedeu a desfiliação dos dois políticos que rumam, de vez, para a oposição estadual e são recebidos de bom grado pelo prefeito ACM Neto (DEM).

A saída dos Sanches foi confirmada pelo senador Otto Alencar em entrevista à Tribuna da Bahia. O senador também confirmou que não existe problema com os dois políticos e disse que a saída, independente, era esperada por conta da "janela" da Reforma Política que, segundo sua previsão, deverá passar pelo Senado Federal.

Em maio, o Bocão News havia antecipado a possibilidade da assinatura da carta de desfiliação por parte de Otto. Na ocasião, o congressista havia demonstrado desapontamento por Alan não atender suas ligações.  

Até a estátua de Thomé de Souza na Praça Municipal sabe que as reuniões dos dois Sanches com o chefe do Executivo soteropolitano são cada vez mais frequentes. Inclusive, na última sexta-feira (21), houve mais uma rodada de negociações. Dessa vez, pelo comentado nos bastidores, a pressa é a de ajeitar a vida de Duda, que deve concorrer à reeleição de uma das 43 cadeiras da Câmara de Salvador.  Apesar de ter recebido o convite formal do DEM, existe também uma sondagem do PSDB.  O parlamentar municipal não confirma para onde vai e ainda tenta despistar as investidas das especulações.

SINAL AMARELO – O ingresso de Alan na oposição, dentro da Assembleia Legislativa, é vista com muita cautela pela articulação política do governador Rui Costa (PT) e das lideranças governistas da Casa. Um dos problemas detectados tem a ver com a Comissão de Saúde. O ex-pessedista é presidente do colegiado e foi eleito quando ainda fazia parte da frente de coalizão governista. Há um receio de que Alan utilize da Comissão para catalisar holofote para polêmicas de uma área delicada da gestão de Rui.

Quanto à atuação de Duda na Câmara, não há nenhum tipo de esboço preocupante da oposição a Neto. Apesar de sempre se posicionar como “independente”, o vereador sempre tendeu a acompanhar os votos dos governistas e agora confirma de vez sua predileção na balança política da Casa. 

Leia mais:

Prates admite convite a Duda Sanches para ingresso no DEM

Ingresso de Duda no DEM ainda é uma incógnita
Otto revela que Sanches não lhe atende mais e diz que assina sua desfiliação
Alan Sanches já discute estratégias com a oposição na Alba
Após exoneração de irmã, deputado Alan Sanches fala em “ingratidão”
Pedidos ao prefeito: Duda diz que suas demandas são as mesmas de Alan Sanches
Publicada dia 22 de agosto, às 9h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp