Política

PSB defende candidatura a prefeito em Ilhéus e Itabuna em 2016

Publicado em 06/09/2015, às 18h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Carlos Lee (E) e Vivaldo Mendonça (D)
O PSB planeja disputar a prefeitura das duas principais cidades do sul baiano, nas eleições municipais do ano que vem. De acordo com o partido na Bahia, Vivaldo Mendonça de liderar a cabeça da chapa em Ilhéus e Carlos Lee deve ser o postulante em Itabuna. 

Segundo a legenda, os socialistas estiveram reunidos, esta semana, com a presidente estadual, senadora Lídice da Mata, que avalizou os nomes dos postulantes. Segundo Lídice, Mendonça e Lee são quadros do partido, com uma vasta experiência de gestão. “Vivaldo Mendonça foi superintendente da Companhia de Ação Regional (CAR) e desenvolveu um trabalho exemplar na gestão do ex-governador, Jaques Wagner, enquanto que Carlos Lee tem um importante legado na iniciativa privada, atuando com grande desenvoltura no comércio de Itabuna, que é uma das cidades mais pujantes do nosso Estado”, defendeu. Além o apoio da senadora, que tem encampado a defesa da lavoura do cacau na região, os pré-candidatos contam com o apoio também do deputado federal Bebeto Galvão (PSB).

Em Ilhéus, pelo menos 23 políticos locais são tidos como possíveis postulantes ao comando do Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense. O atual prefeito, Jabes Ribeiro (PP), ainda não decidiu se disputa a reeleição ou vai apostar no seu afilhado e atual vice-prefeito, Cacá Colchões (PP). Além deles despontam Jorge Luiz, Cosme Araújo, Mário Alexandre, Roland Lavigne, José Henrique Abobreira, Dr. Rui Carvalho e a petista Carmelita Ângela. O PT aposta na pré-candidatura da professora, mas, a sua candidatura depende de uma articulação entre o PP e o PT estadual. 

Em Itabuna, a situação é similar. O atual prefeito Claudevane Moreira (PRB) ainda não decidiu se disputará a reeleição. Com a indefinição do atual prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), que está com avaliação qualitativa abaixo do necessário para pleitear perante os eleitores mais quatro anos de mandato, até o momento são apontados como possíveis postulantes o atual prefeito o vice-prefeito Wenceslau Júnior (PCdoB), o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), os ex-prefeitos Capitão Azevedo (DEM), Geraldo Simões (PT) e Fernando Gomes (PMDB), o médico Antônio Mangabeira (PDT), Acácio Pinto e a empresária Leninha Duarte.

Os dois municípios considerados os mais importantes da região, concentram 185 mil – Ilhéus (133,4 mil votantes) e Itabuna (149,4 mil eleitores) – dos 10,1 milhões de eleitores baianos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp