Política

Central das Creches: com atuação obscura, ONG vira plataforma eleitoral

Publicado em 20/09/2015, às 10h42   Redação Bocão News (@bocaonews)



Você não deve conhecer a Central das Creches Comunitárias do Brasil, uma Organização Não Governamental (ONG) que se intitula como responsável por contribuir com o direito à educação infantil na primeira infância e por fiscalizar a utilização dos recursos destinados às unidades que abrigam crianças de 0 a 5 anos. Mas a ONG atua nos bastidores da política baiana e, segundo apurou o Jornal da Metrópole, tem servido de plataforma para as aspirações eleitorais de seu presidente, Cleriston de Jesus Silva.

Cleriston jura que a ONG sobrevive desde seu surgimento, quatro anos atrás, apenas de doações de igrejas e empresários que simpatizam com a educação infantil. Mas se a causa é franciscana, a estrutura é nababesca. Conforme informações coletadas pela Metrópole, os assuntos da Central das Creches costumam ser tratados em uma sala situada no luxuoso prédio Mundo Plaza, na Avenida Tancredo Neves, um dos endereços mais caros de
Salvador.

Se o leitor não conhece a Central das Creches e quer se inteirar do que se trata, vai ficar desinformado. É que a ONG, embora se proclame tão séria, conta apenas com uma página no Facebook, com pouquíssimas informações a respeito de sua atuação e a maioria de suas postagens criticando o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

Não há registros da quantidade de funcionários que trabalham na ONG, o valor recebido através de doações e muito menos para quem são destinadas.

Rádio, igreja, creche... cada vez uma coisa
Apesar de sua dita benemerência, Silva parece não ter das melhores reputações. Um assessor parlamentar que pediu anonimato por conhecer a jornada política de Cleriston diz que ele sempre teve pretensões eleitorais. “Primeiro era radialista, depois se juntou com uma igreja e teve o apoio de um missionário, lançou candidatura, mas não deu certo. Agora é candidatíssimo a vereador pelo PTN. Sempre houve interesse político”, afirmou.

Presidente da ONG nega uso político, mas já foi candidato

Apesar de dizer que não tem interesse político-eleitoral e que não usa a ONG em benefício próprio, Cleriston Silva foi candidato a deputado estadual em 2010, quando lutava para conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia pelo PHS. Apesar dos esforços, entretanto, Silva conseguiu ínfimos 1.003 votos e não se elegeu.

Porém, 2016 vem aí, e o presidente da Central das Creches Comunitárias do Brasil prepara um contra-ataque. Segundo apurou o Jornal da Metrópole, o presidente da Central negocia para se candidatar a vereador de Salvador no ano que vem, e já tem até partido certo: o PTN, comandado na Bahia pelo deputado federal João Carlos Bacelar.

Sala no Mundo Plaza? “Emprestado por empresário”

Em entrevista ao Jornal da Metrópole, Cleriston confirmou que atendia no luxuoso edifício Mundo Plaza, mas jurou que sua ONG só operou no local devido a uma doação de um bondoso empresário, que deixou de usar a sala ou de alugá-la — por cerca de R$ 2 mil, preço normalmente cobrado — para fazer uma boa ação.
“Não estamos mais lá. A sala era emprestada por um empresário, e saímos. Mas pretendemos voltar em breve”, diz Cleriston. Apesar da sala no Mundo Plaza, oficialmente a sede da ONG fica no IAPI, bairro de classe média baixa de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp