Política

Jaques Wagner irá para a Casa Civil, diz colunista

Publicado em 30/09/2015, às 08h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A reforma ministerial em curso chegará ao Palácio do Planalto com a substituição de Aloizio Mercadante da Casa Civil pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, mudança que a presidente Dilma Rousseff não admitia até o agravamento da crise política. A informação da colunista Cristiana Lôbo, da Globo.

A troca de ministros no coração do governo vinha sendo defendida abertamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo PMDB e pelo PT, mas Mercadante sempre foi da extrema confiança da presidente. Nas negociações da reforma ministerial iniciadas na semana passada, Mercadante não participou de nenhuma das reuniões para desenhar o novo governo.

Para a Defesa, será deslocado o ex-deputado Aldo Rebelo (PCdoB), que deixará o Ministério da Ciência e Tecnologia. As mais importantes mudanças na equipe, além da abertura de espaço para o PMDB, mostram que os principais conselhos do ex-presidente Lula foram acolhidos pela presidente – com exceção da troca de comando no Ministério da Justiça. José Eduardo Cardozo vai continuar no posto.

Dilma insistia na importância de remover Mercadante da Casa Civil para ampliar o diálogo do governo com o universo político. Jaques Wagner teve seu nome defendido pelo PT e pelo PMDB para a Casa Civil, tanto pela habilidade política quanto pela experiência administrativa em dois governos da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp