Política

Por acordo, deputados aprovam criação do Conselho da Juventude

Publicado em 27/10/2015, às 20h00   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



Apesar de uma discussão entre a bancada de oposição e o líder do governo Zé Neto (PT), os deputados estaduais aprovaram, na noite desta terça-feira (27), a criação do Conselho da Juventude (Cejuve). O acordo foi feito na semana passada, para votação das alterações no Planserv. Contudo, para o líder da oposição, Sandro Régis (DEM), a negociação valeria apenas para a semana passada – o que foi refutado pelo presidente da Casa.

O Cejuve passa a ser um colegiado, de caráter consultivo, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Passará a “propor estratégias de acompanhamento e avaliação da Política Estadual de Juventude, promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas, apresentar propostas de políticas públicas e outras iniciativas que visem a assegurar e ampliar os direitos da juventude, articular-se com o Conselho Nacional de Juventude, os conselhos municipais de juventude e outros conselhos setoriais, sugerir e promover campanhas de conscientização e programas educativos”.

O conselho será, ainda, composto por 30 membros, com representantes do Poder Público e sociedade civil. As despesas dos membros ficarão a cargo da secretaria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp