Política

Na Bahia PT e PMDB não se bicam, em SP é só love

Imagem Na Bahia PT e PMDB não se bicam, em SP é só love
Presidentes do PT e do PMDB selaram acordo para os dois partidos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/05/2011, às 07h02   Redação Bocão News e Agências




Em São Paulo, PT e PMDB disseram que vão lançar candidaturas próprias - têm até candidatos - e prometem se juntar no segundo turno, seguindo a tendência nacional de aliados. Aqui na Bahia, os partidos não se bicam e podem duvidar que no final da campanha se declarem apoiadores um do outro.

Será que os baianos deveriam seguir o exemplo de São Paulo? Confira como foi o acordo dos paulistanos para 2012.
Na Bahia eles não se bicam

Os presidentes do PT e do PMDB selaram nesta quarta-feira (19) acordo para que os dois partidos, aliados no âmbito nacional, lancem candidatos independentes à Prefeitura de São Paulo.

O PMDB definiu o nome de Gabriel Chalita, enquanto o PT está dividido entre a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Fernando Haddad (Educação).

O presidente do PT, Rui Falcão, disse que há o acordo dos partidos se apoiarem num eventual segundo turno com a oposição --além da promessa do "alto nível" da campanha já no primeiro turno. "Ninguém vai dar canelada, não vamos ficar nos matando."

O senador Valdir Raupp (RO), presidente do PMDB, afirmou que os dois partidos são "livres, independentes e soberanos" para lançarem nomes separados à prefeitura. "As alianças nas campanhas só são boas se forem para os dois lados. O Chalita é uma liderança nova, todo mundo respeita, tem trânsito em todas as correntes."

No PT, o nome de Marta ganha força como "provável candidata" em 2014. A senadora já deu início às articulações para o lançamento do seu nome, apesar de Mercadante ter como trunfo o fato de ter disputado o governo do Estado no ano passado - o que lhe deixou sem mandato no Legislativo.

Haddad conta com a simpatia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas enfrenta resistências dentro do PT.

Em meio ao impasse, petistas e peemedebistas temem a profusão de candidaturas governistas na capital paulista. O PCdoB, aliado do PT no governo federal, se articula para lançar o vereador Netinho de Paula à prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp