Política

Para ter ITIV votado, prefeitura pode recuar e negociar com oposição

Publicado em 16/11/2015, às 13h15   David Mendes e Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador parece que recuou do posicionamento firme apresentado pelo prefeito ACM Neto (DEM), que disse ser problema dos vereadores da Oposição na Câmara Municipal o travamento da pauta por conta do projeto que prevê o parcelamento do pagamento do Imposto de Transmissão de Intervivos (ITIV). Há mais de um mês a matéria vem sobrestando a pauta da Casa de Leis de Salvador e qualquer outro texto só será votado após o projeto de lei ser apreciado ou retirado de pauta. 
Na semana passada, o gestor soteropolitano disse que os seus oposicionistas deveria se explicar à população sobre o atraso na votação e disse ser culpa da oposição a falta de consenso para colocar o projeto na pauta. 
No entanto, informações levantadas pela reportagem do Bocão News apontam que a prefeitura deverá recuar e agora tenta negociar com a oposição para aprovar a proposição. Como o prefeito ACM Neto só possui 29 vereadores em sua base de apoio e não pode contar com o voto do presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), o democrata precisará de mais um voto dos chamados "indenpendentes" ou da bancada da Minoria para alcançar o total de 29 votos e aprovar o projeto do Executivo. 
Um dos vereadores da base governista, ouvido pela reportagem, afirma que a negociação para votar o ITIV passa por acatar da oposição pleitos referentes ao projeto do IPTU que deverá chegar á Câmara esta semana. “Desconheço as reivindicações da oposição, até porque o projeto do IPTU ainda não foi enviado à Câmara", desconversou o prefeito, na manhã dessa segunda-feira (16). 
Neto, que jogou a bola para a oposição devido ao impasse instalado na Câmara, agora mudou o discurso e fala em diálogo. "Nunca deixei de dialogar com a oposição. O líder Suíca sabe disso. Sempre estive aberto para ouvir as demandas da oposição. E essa disposição de diálogo é permanente. Sempre aconteceu e continuará acontecendo. Estou à disposição para ajudar a avançar em um projeto, que apesar de não ser de impacto direto para a prefeitura, é um projeto importante para a cidade. Assim como sempre estive, estou aberto ao diálogo”, afirmou.
Notícias relacionadas:
Prefeito culpa oposição por travar pauta e admite retirar projeto do ITIV
Líderes de ACM Neto correm para arrumar votação sobre o ITIV

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp