Política

Bancadas devem buscar consenso do ITIV nesta terça-feira

Publicado em 16/11/2015, às 22h00   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Esse ditado popular se aplica bem às bancadas de oposição e situação da Câmara de Vereadores de Salvador. A primeira por insistir em continuar com o projeto de parcelamento e desconto do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) na pauta da ordem do dia. A segunda por insistir em apresentar uma emenda que estende o benefício aos imóveis usados e não só os novos como prevê o texto atual. Para tanto, uma nova composição será dada: nesta terça-feira (17), a bancada de oposição se reunirá com membros da ala do prefeito ACM Neto (DEM) em busca de uma negociação que desenrole o imbróglio.

Pelo apurado pela reportagem do Bocão News, o líder da oposição, Suíca (PT), com o aval da bancada, deve apresentar uma nova proposta que será avalizada pelas lideranças do prefeito, Joceval Rodrigues (PPS) e Leo Prates (DEM). Neste sentido, tanto o presidente municipal do PPS quanto o democrata precisam do diálogo para cumprirem o dever de casa do Palácio Thomé de Souza.

ACM Neto precisa de 29 votos para aprovar a matéria, mas seu grupo só possui 28. Um fiel da balança é necessário. Chegou, inclusive, a ventilar a possibilidade de retirar o texto da ordem do dia e quis colocar a culpa na oposição pelo não andamento da tramitação.

Contudo, a ideia é votar a matéria com acordo para que ambas as bancadas possam ser contempladas e uma possível aprovação em massa seja concretizada.

O ITIV virou o “tranca pauta” da CMS. Enquanto não for votado, obstruirá todos os outros projetos que precisam ser apreciados, principalmente o Orçamento para 2016. Esse é crucial para carimbar o passaporte do recesso parlamentar dos parlamentares municipais.

Ou seja: o ITV precisa ser destravado para a Ordem do Dia fluir e o Orçamento ser aprovado para os vereadores terem o recesso de fim de ano, ou terão que trabalhar no Natal e no Ano Novo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp