Política

Araújo reitera que cumpriu regimento ao marcar reunião do Conselho de Ética

Publicado em 22/11/2015, às 07h03   Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7)


FacebookTwitterWhatsApp

Em contato com o Bocão News, o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo esclareceu o porquê não marcou um horário da Comissão do Conselho de Ética que não coincidisse com os dias de sessões plenárias. “Regimentalmente as sessões da Câmara acontecem a partir das 14h, de segunda à sexta-feira, e assim, dentro do que me é facultado, na qualidade de presidente do Conselho, fiz o agendamento da reunião do Colegiado para a manhã da última quinta-feira, (19). O plenário nos foi entregue às 10h, e às 10h24, iniciei a sessão”, explicou o deputado. 
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é acusado de quebra de decoro parlamentar e pode ter o mandato cassado. A sessão do Conselho de Ética é justamente para julgar o comportamento do presidente da Casa. Na última quinta-feira (19) ele foi alvo de críticas por fazer manobra política para postergar a sessão. 
Ao Bocão News, o deputado Afonso Florence (PT-BA), afirmou que uma medida para evitar essas manobras seria o presidente do Conselho, convocar a reunião em um horário que não coincidisse com as sessões na Câmara. Carlos Araújo rebateu. “o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados tem seguindo rigorosamente os prazos legais estabelecidos em seu código para a tramitação de processos como o que sofre agora o deputado Eduardo Cunha e, em nenhum momento, esses prazos foram descumpridos ou postergados”, disse. 
Ele provocou também os parlamentares da base do governo que não compareceram à sessão. “Caberia, então ao deputado Afonso Florence, avaliar a atuação de parlamentares do seu Partido que tem assento no Conselho. Eles deveriam ter comparecido ao Conselho no horário estabelecido para que a reunião tivesse o quórum exigido pelo regimento e assim, reunidos, daríamos prosseguimento aos trabalhos do Colegiado”, completou. 
Conforme Araújo, próxima terça-feira (24) acontece a reunião  do Conselho de Ética. 
Notícias relacionadas: 

Manobra de Cunha cancela sessão do Conselho de Ética

Publicada no dia 21 de novembro de 2015, às 13h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp