Política

Eduardo Cunha lê parecer favorável a processo de impeachment

Publicado em 03/12/2015, às 16h54   Tamirys Machado (Twiter:@tamirysmachado7)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) cumpriu ritual e leu, em plenário, na tarde desta quinta-feira (3) o parecer favorável ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O principal argumento citado por Cunha foi a acusação de crime de responsabilidade fiscal.  O texto que embasou o parecer foi protocolado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal. O texto cita a abertura de créditos suplementares, crime de responsabilidade fiscal, frustração de arrecadação e pedaladas fiscais. Segundo os argumentos do parecer, Dilma foi “convivente com atos de corrupção”. 
Cunha citou ainda o caso da Petrobras e a compra da “refinaria de Pasadena com perdas superiores a 700 milhões de reais”. Conforme o parecer, “os crimes da presidente da república invadiram o segundo mandato da presidente, que, para os denunciantes “agiu com dolo, pois sempre se mostrou consciente às questões que afetam o setor de energia e econômico”. Outros argumentos utilizados foram a obtenção de crédito em junho deste ano sem a autorização da Câmara Federal e o projeto de lei alterando a meta fiscal de 2015.
Durante a leitura, Cunha ressaltou ainda que o texto que pede a abertura de impeachment, “preenche os requisitos mínimos para seu recebimento. Considerando que a presidente exercerá o direito constitucional a ampla defesa e ao contraditório”. 
Após a leitura o presidente oficializou a instauração da comissão especial com 65 deputados titulares para apreciar o parecer favorável a processo de impeachment. 
Leia Mais: 

Arhtur Maia será membro da comissão especial do impeachment

'A batalha agora será no campo aberto', diz Wagner

Dilma se reúne as pressas com Wagner após anúncio de Eduardo Cunha

Florence aposta que processo de Impeachment será derrubado; Aleluia contesta

Eduardo Cunha autoriza processo de impeachment de Dilma

Dilma diz que tem absoluta tranquilidade sobre processo de impeachment

Políticos repercutem processo de impeachment nas redes sociais

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp