Política

Alba solicita presença da PM para votação de projeto dos servidores

Publicado em 08/12/2015, às 21h16   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Não bastaram as grades colocadas em frente à entrada principal da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para a votação do pacote de mudanças trabalhistas dos servidores públicos, que ocorre nesta quarta-feira (9). A Casa Militar do Poder Legislativo convocou os 57 policiais militares que trabalham no local para estarem a partir das 5h da manhã na portaria para conter os manifestantes. Os funcionários públicos farão uma manifestação no local, mas terão a presença de policiais militares e seguranças civis da Alba.

A medida teria sido imposta pelo chefe da Casa Militar, coronel Yuri Lopes, após a informação de que os manifestantes queriam evitar a entrada dos funcionários da Casa. Segundo o setor, a presença dos policiais vai apenas “organizar” a entrada dos trabalhadores da Alba, além dos servidores públicos que acompanharão a sessão.

A partir das 14h, servidores vão se reunir em frente ao prédio para uma assembleia. Sindicatos já convocaram as categorias para paralisarem as atividades nesta quarta-feira.

Apesar da ação, o governo recuou em algumas medidas da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Em conversa com o Bocão News, o líder do governo, Zé Neto (PT), disse que “nenhum trabalhador vai perder direitos”. “Fizemos várias mudanças e tenho a certeza que depois disso a votação de amanhã será tranquila”, garante. A nova proposta retira os itens da progressão à estabilidade, que passaria de 10 anos para 15 anos, e do 1/3 das férias.

A bancada de oposição já se manifestou a favor dos servidores. O líder oposicionista, Sandro Régis (DEM) disse que não tinha recebido a nova proposta. Já Zé Neto afirma que o processo está sendo debatido, tanto com os parlamentares quanto a categoria. Ainda assim, a votação promete ser acalorada.

Feriado prolongado

Nesta segunda-feira (7), os servidores públicos queriam iniciar o protesto contra a PEC. Contudo foram surpreendidos com o cancelamento da sessão. É que os parlamentares acordaram de não comparecerem no plenário. Nos corredores da Casa, a informação é a de que os deputados não queriam causar um desgaste antecipado na discussão com os servidores e ainda aproveitar o feriado prolongado na capital baiana, que celebrou, nesta terça-feira, a padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Matérias relacionadas:

Alba monta esquema de segurança para votação de projetos dos servidores

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

Pacote de mudanças trabalhistas deixa servidores públicos do Estado apreensivos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp