Política

Nova tarifa de ônibus pode prejudicar BRT em Feira, aponta Zé Neto

Publicado em 20/01/2016, às 18h08   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)




Projeto do BRT em Feira de Santana, com previsão de conclusão para agosto de 2016

O reajuste da tarifa de ônibus em Feira de Santana terá início nesta quinta-feira (21). O valor de R$ 3,10 contrariou o deputado estadual e candidato à prefeitura, Zé Neto (PT), que publicou nas redes sociais, nesta quarta-feira (20), comentários sobre a tarifa e o BRT de Feira. Segundo ele, o aumento da tarifa pode prejudicar o sistema de transporte rápido, que está em obras na cidade. Em 2015, a tarifa era de R$ 2,70.

A tese do petista é: empresários que administram o transporte público se queixarão do custo operacional após a conclusão da obra do BRT, que atualmente, segundo o deputado, não atende à maioria da população feirense. “O BRT, que era um recurso que poderia melhorar os corredores de tráfego, chegou para o Centro da cidade, mas não para os corredores de tráfego como precisava. O BRT não vai mudar muita coisa no custo operacional e na mobilidade urbana. Os empresários já estão começando a ver os problemas. Como é que vai ficar esse custo lá na frente?”, aponta Zé Neto.

O parlamentar voltou a afirmar que o projeto proposto pelo prefeito Zé Ronaldo (DEM), foi modificado após recebimento do recurso federal, cerca de R$ 90 milhões. “O prefeito suprimiu a parte do [bairro]Tomba como estava proposto inicialmente. Tirou o dinheiro de lá e investiu na [avenida] Maria Quitéria, onde não passa ônibus. São mais de 50 milhões de reais nesse trecho”, ressalta.

Zé Neto ainda ressalta que o valor da tarifa foi implantada sem estudos técnicos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tendo a maior tarifa entre grandes cidades do Nordeste, depois das capitais.

No entanto, o secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, contesta as declarações do petista. Segundo Brito, o petista desconhece o projeto do BRT e a tarifa de ônibus não prejudicará o sistema. “Ele [Zé Neto] é um ignorante. Mais uma vez demonstra desconhecimento do projeto do BRT. São dois corredores exclusivos, que lógico não contemplará a cidade inteira. Até porque o custo total do sistema para a cidade é de 2 bilhões de reais. No Tomba haverá um corredor exclusivo de ônibus, mas não no formato do BRT”, disse.

Em relação à tarifa do transporte, Brito aponta que o cálculo já estava previsto no edital de concessão e que ela pode ter variações para mais ou menos. “A tarifa ficou este valor com base na atualização monetária, no valor do óleo diesel e pelo número de passageiros”. Segundo o gestor, a cidade tem apenas 12% de usuários do total de habitantes, o que dificulta diminuir o valor da tarifa. Em Salvador, esse percentual chega a 30, e o valor da passagem é R$ 3,30.

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