Política

Secretário desabafa sobre derrubada de árvores: espero que não seja boicote

Publicado em 27/01/2016, às 21h07   Juliana Nobre (@julianafrnobre)



O titular da Secretaria Cidades Sustentável, André Fraga fez um desabafo nas redes sociais ao considerar vandalismo a derrubada de árvores e mudas de plantas em Salvador. Fraga publicou no Facebook a foto de uma delas ao chão, no calçadão da Barra. Consternado, o secretário repudiou a ação. Em conversa com o Bocão News, nesta quarta-feira (27), Fraga explica a dificuldade encontrada para manter a arborização e lamenta a possibilidade de ser sabotado.

“É difícil, pois temos que replantar árvores. Tem locais que não podemos colocar mudas porque as pessoas retiram. É uma questão de vandalismo”, disse. Questionado se a derrubada das árvores pode ser uma forma de boicote para prejudicar o prefeito ACM Neto (DEM), Fraga afirma que tem recebido denúncias, mas espera que não seja verdade. “Espero que isso não seja verdade, pois o prejuízo é para a cidade e não para o governo. Recebemos denúncias de árvores quebradas em diversos pontos da cidade, da Avenida Antônio Carlos Magalhaães”, explica.

Assim que assumiu a prefeitura, Neto garantiu que 100 mil árvores seriam plantadas até o final da gestão. De acordo com Fraga, já foram cultivadas 50 mil. Dentre elas estão 150 no Rio Vermelho e 100 entre Piatã e Itapuã, após as requalificações dos locais.

Fraga ainda comentou sobre críticas de internautas que comparam a orla de Salvador com as de Recife, Fortaleza e Aracaju. Na capital baiana, o número de árvores é inferior ao de outras capitais. “Muitas vezes o cidadão comum não entende questões técnicas. As árvores nesses locais foram plantadas há anos e as nossas acabaram de ser plantadas. Não é como instalar um poste. Árvore é vida”, defende.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp