Política

Datafolha: 55% dos senadores votariam pelo afastamento de Dilma

Publicado em 08/04/2016, às 06h39   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O relatório da comissão de impeachment da presidente Dilma Rousseff será votado a partir do fim da tarde da próxima segunda-feira (11). A decisão foi anunciada após reunião do presidente da comissão, Rogério Rosso (PSD-DF), e do relator, Jovair Arantes (PTB-GO), com líderes dos partidos nesta terça (5).
Na segunda-feira (11), o texto deve ser votado no órgão e, em seguida, apreciado pelo plenário. Se aprovado, o processo será encaminhado para o Senado, onde maioria simples define o acolhimento ou não da denúncia; em caso positivo, Dilma é afastada por 180 dias da Presidência até a definição do caso.
De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha, cenário é majoritariamente desfavorável a Dilma no Senado: 55% dos senadores afirmam que votariam pelo afastamento definitivo da petista; 24%, contra. Alternativa ao impeachment, a renúncia de Dilma é defendida pela maioria dos senadores, somando 48%.
O levantamento foi feito pelo Datafolha de 21 de março a 7 de abril. Na pesquisa, todos os 81 senadores foram contatados pelo telefone. Foram ouvidos 68 senadores, e os resultados foram ponderados segundo as bancadas dos partidos, com o pressuposto de que a filiação é uma variável importante na definição do voto.
Os que não aceitaram participar ou não responderam, somados aos que participaram, mas não se posicionaram em determinadas questões, formam um grupo suficientemente grande para, eventualmente, alterar tendências dos resultados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp