Política

Jean Wyllys detona Isidório: "rasteiro e ignorante"

Publicado em 08/05/2016, às 15h56   Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7)


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), comentou sobre o Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE), aprovado na última quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa da Bahia. A polêmica do projeto do Executivo se deu devido a inclusão dos termos gênero e sexualidade do texto, como forma de integrar o cronograma pedagógico nas salas de aula. O PEE foi aprovado em meio a discussão entre deputados a favor e contra a inclusão das palavras e manifestação de grupos prós e contra e terá a vigência de 10 anos no estado baiano.
O deputado pastor Isidório (PDT) encabeçou a discussão e apresentou uma emenda que, entre outras questões, pedia a retirada do texto com o argumento que “não era assunto para discutir em sala de aula”. Por outro lado a deputada Fabíola Mansur (PSB), presidente da Comissão da Mulher defendeu a inclusão dos termos emblemáticos. Defensor dos direitos humanos e da causa LGBT na Câmara dos Deputados, Jean Wyllys classificou a retirada dos termos do Plano como “fruto de uma ignorância atroz”. 
“A ignorância é a cor dessa temporada. As pessoas estão fazendo adesão a ignorância e estupidez porque querem e porque gostam, pois é óbvio que a gente sabe que gêneros existem e estão encarnados nas pessoas. A gente sabe que a mulher por conta do seu gênero feminino sofre uma violência especifica que os homens não sofrem. As mulheres recebem menos no mercado de trabalho nas posições ocupadas pelos homens, é obvio que as mulheres são sub representadas no parlamento por causa do gênero, então negar que a identidade de gênero das pessoas não as vulnerabilizam é negar os fatos, o momento histórico que a gente está vivendo”, disse, durante evento realizado na UFBA, nesta sexta-feira, em Salvador. 
O parlamentar detonou pastor Isidório. “Me espanta que a Assembleia Legislativa da Bahia permita que uma pessoa desqualificada como pastor Isidório, aquele ignorante, conduza esse processo [do Plano de Educação]. As pessoas deveriam se envergonhar de ter um representante como aquele fundamentalista, rasteiro, desinformado e ignorante”, disparou. 

Matérias relacionadas:

Mudanças no Plano Estadual de Educação são consideradas “retrocesso”

Discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas divide opiniões entre deputados

Defensora Pública avalia como momento de perda aprovação de PEE com emenda

Em discussão na Alba, Plano Estadual de Educação recebe apoio da Ufba

Publicada originalmente em 7/05 às 17h06

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp