Política

Cláudio Silva e João Henrique podem se unir em chapa para prefeito de Salvador

Publicado em 06/06/2016, às 17h00   Luiz Fernando Lima



Os partidos aliados a Rui Costa no governo estadual estão se dividindo quando se trata de estratégia eleitoral em Salvador. O PCdoB lançará candidatura própria, sendo a deputada federal Alice Portugal a pretensa postulante. Já o PSB pode ir para urnas com a senadora Lídice da Mata. O PDT tem o deputado estadual Sargento Isidório como porta estandarte.


Nesta segunda-feira (6) os caciques do PP e PR se reuniram para selar um pré-acordo de parceria. Os pepistas trabalham o nome do ex-superintendente do Ordenamento do Solo (Sucom) Cláudio Silva enquanto o PR tenta viabilizar a candidatura do ex-prefeito de Salvador João Henrique.


Em verdade, ainda não há confirmações oficiais sobre a liberação de candidatura de João Henrique. O contestado ex-prefeito acredita piamente que pode ser candidato, contudo, as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e pela Câmara Municipal de Salvador o colocam como ficha-suja, portanto, existe aí um imbróglio jurídico para ser resolvido antes do registro. Por outro lado, Cláudio Silva também teve o nome ventilado em polêmicas relacionadas às Transcons na gestão passada.


O vice-governador João Leão, que chefiou a Casa Civil na gestão de João Henrique, o deputado federal Cacá Leão e o estadual Eduardo Sales estiveram com o presidente estadual do PR, deputado federal João Carlos Araújo e com Cláudio Silva nesta segunda. O caminho, segundo um dos presentes, está liberado para o arranjo eleitoral.


Isso quer dizer que o governador Rui Costa não vai interferir numa parceria entre os dois partidos aliados. Resta saber se o petista topará subir num palanque de João Henrique. O desgaste do ex-prefeito é fato, mas não se sabe ainda se João Henrique tem recall eleitoral em Salvador, afinal poucos são os magos que conseguem compreender a cabeça de eleitor.


Em tempo: João Henrique apoiou ACM Neto nos últimos dias de campanha eleitoral em 2012. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp