Política

Por medo de baixas na Câmara, PSB, PCdoB e PT ainda não definiram coligação

Publicado em 08/07/2016, às 10h45   Cíntia Kelly



A menos de três meses das eleições, as reuniões entre partidos não param. Algumas delas acabam sem resolução, como ocorreu ontem. Depois de quatro horas de conversa PT, PSB e PCdoB não definiram se farão ou não aliança para a coligação proporcional.

Para o PT, que tem hoje cinco vereadores em Salvador, a aliança com vistas a Câmara Municipal é mais cômodo. Para PSB e PCdoB, que conseguiram eleger dois vereadores cada um, a situação é mais complicada. Por isso, uma nova reunião ficou marcada para esta sexta-feira.

Pela manhã, os socialistas conversam com a senadora Lídice da Mata para fazer cálculos e traçar a melhor estratégia para não sair minguado das urnas. A tarde, mais uma vez se reúnem PT e PSB. O encontro acontecerá na sede do Partido dos Trabalhadores.

Em conversa com o Bocão News, o secretário do PSB, Rodrigo Hita, afirmou que a expectativa dos pré-candidatos a vereador é grande. Vejamos. Silvio Humberto tem chances de se reeleger. Capitão Tadeu, ex-deputado estadual, deve se eleger. Com a possibilidade do deputado federal Bebeto Galvão ser eleito prefeito de Itabuna,Tadeu assumirá a suplência, abrindo vaga para o terceiro mais votado do PSB assumir a vaga na Câmara de Salvador. A possibilidade desse quadro se concretizar diminui, se o partido de coligar com o PT.

O PCdoB faz os mesmos cálculos. Tem com vereadores Aladilce Souza e Everaldo Augusto. Com coligação com PT existe chance clara de um deles não se reeleger.

Apesar do temor do PSB e PCdoB, o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, tenta encorajar os dos partidos. Para ele, os cálculos matemáticos não devem estar acima da política. “Ainda acreditamos na unidade”, disse ao Bocão News, acrescentando que uma coligação PT, PCdoB.PSB e PSD manteria o quadro que já existe na Câmara, além de eleger mais um dentre esses partidos, saindo de nove para dez vereadores.

Nesse cálculo, o PSB ficaria com um vereador apenas. Lembrando que em 2012, o partido saiu das urnas com dois. Além de Silvio Humberto, Fabíola Mansur que dois anos depois foi eleita deputada estadual. Em seu lugar assumiu Antônio Mário, que este ano migrou para o PSC.

Nessa perspectiva, os partidos correm contra o tempo uma vez que o período de homologação de candidaturas acontece entre 20 de julho e 5 de agosto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp