Política

Ruas do Centro Histórico se enchem de vermelho em homenagem à Santa Barbara

Publicado em 04/12/2016, às 13h39   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

4 de dezembro. Os soteropolitanos devotos de Santa Barbara participaram de celebrações que começaram desde às 5 da manhã, culminando com procissão pelas ruas do Centro Histórico. Como na capita baiana o sincretismo é forte, também é comemorado o dia da orixá Iansã ou Oya.

HISTÓRIA - Reza a lenda que no final do século III, Santa Bárbara era uma bela jovem, filha de um rico e nobre morador de Nicomédia (atual Turquia), chamado Dióscoro. O pai teria aprisionado a filha em uma torre para protegê-la do assédio masculino até que atingisse a idade matrimonial. Quando isso aconteceu, Bárbara já estava convertida ao cristianismo e não aceitou casar-se e renegar a sua fé. Transtornado, Dióscoro degolou a filha em praça pública e, após matá-la, foi atingindo por um raio.


Já Iansã, também conhecida como Oyá, é tida como “Senhora dos Raios”. A poderosa Orixá africana também controla os ventos e as tempestades, além de ser bela e determinada. Muitos acreditam que Iansã era uma mulher-búfalo e que o capitão Ogum, enquanto caçava, ia matar o animal que virou uma encantadora mulher, por quem ele se apaixonou e casou. Outra versão para essa mesma estória diz que Iansã, já esposa de Ogum, teria feito uma fantasia de búfalo para fugir às escondidas, de vez em quando, e se encontrar com Xangô, por quem era apaixonada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp