Política

Rui anuncia nova isenção de ICMS para incentivar ampliação da integração

Publicado em 05/12/2016, às 16h20   Redação Bocão News



Resultado de imagem para metro de salvador bocaonewsEm sua chegada para visita à Linha 2 do metrô, que começou a operar nesta segunda-feira (5), o governador Rui Costa afirmou que, até maio, o Metrô chegará à Estação de Pituaçu, desafogando o trânsito na Avenida Paralela e facilitando a vida de quem mora e trabalha na região. A previsão é que já no final de 2017 o serviço esteja funcionando até Lauro de Freitas. Rui também destacou que tem tomado medidas para acelerar a integração dos ônibus ao sistema metroviário. 
“Já demos 1% de isenção de ICMS no preço do diesel para as empresas de transporte coletivo, como incentivo para ampliar a integração dos ônibus ao metrô. Vamos dar mais 1% de isenção, pois acelerar a adesão das empresas à integração é muito importante para a população, já que o transporte pesará menos no seu bolso”, afirmou Rui.
Ele também lembrou que, desde que o Governo do Estado assumiu o metrô, as obras avançaram em ritmo acelerado. “Agora, estamos iniciando a operação da Linha 2, com três novas estações - Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária. É importante lembrar que, quem vier da Linha 1, pode fazer a migração para Linha 2 e ganhar mais tempo no seu deslocamento pela cidade”.
Integração
Atualmente, são 19 linhas metropolitanas integradas ao metrô na Estação Retiro, contemplando as cidades de Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas. O benefício abrange todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana que chegam a Salvador via BR-324 com destino à Lapa, e ainda linhas cujo destino final é o Terminal da França ou Pituba, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício. A integração é validade mediante uso do cartão do metrô ou Metropasse e por um período de três horas.
Já a integração com os ônibus urbanos envolve, atualmente, 253 linhas que fazem a conexão com o metrô no Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá, representando cerca de 76% das linhas urbanas que tangenciam a Linha 1. O benefício para as urbanas é válido mediante o uso do cartão do metrô ou do Salvador Card. O cartão do metrô, inclusive, vale também para a integração ônibus-ônibus (desde que entre as linhas já integradas e respeitando o intervalo de 2 horas).
A passagem dá direito à integração com os ônibus em um período de três horas para as linhas metropolitanas, e de duas horas para as linhas urbanas. A integração é válida em três formatos: ônibus-metrô, metrô-ônibus e ônibus-metrô-ônibus. Os ônibus estão identificados com um adesivo de integração no para-brisa e nas laterais (azul para metropolitanos e vermelho para urbanos).
Matéria originalmente publicada às 8h35 de segunda-feira (5)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp