Política

Rui e Neto se entendem e Cine Glauber deve continuar com governo

Publicado em 14/03/2017, às 09h36   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) deve enviar em breve um documento para a Câmara Municipal de Vereadores retirando de pauta o projeto que revoga os efeitos da lei aprovada em 1973 que cedeu a posse do Cine Glauber Rocha ao Governo do Estado. A celeuma entre os poderes executivo estadual e municipal se estende desde fevereiro do ano passado e recentemente o tom de ambos os chefes do Executivo – Neto e Rui Costa – aumentou.  Agora, pelas informações obtidas pela reportagem do Bocão News, o prefeito vai recuar.

A ação faz parte da mobilização feita pelo governador petista para entrar em negociação com o Executivo soteropolitano e assim não perder a tutela da construção. Contudo, até então, o Palácio de Ondina não conseguiu apresentar documento que assegure a incorporação do prédio ao patrimônio estadual.

A oposição tentou por vezes dialogar com o Estado para esclarecer o caso, mas deu com burros n’água. O próprio governo deu de ombros para o caso. Só se coçou após a iminência da votação após o Carnaval e o assunto ter ganhado os holofotes da imprensa.

Muita água rolou. Muitos pedidos foram feitos. O ex-presidente do Legislativo Municipal, Paulo Câmara (PSDB), protelou a votação do projeto em 2016, Léo Prates (DEM) deu prosseguimento com o processo de empurra até que se buscasse um consenso e não fosse necessário passar o rolo compressor governista em um caso que não suscita tanta polêmica.

A oposição na CMS, inclusive, apontou a especulação financeira em torno da revitalização da Rua Chile como motivadora da retomada da construção pela prefeitura. Chegou também a dizer que o “avô ganhou e o Neto quer tomar”, em referência ao então governador do Estado em 1973, Antônio Carlos Magalhães.

Nos capítulos recentes da narrativa, os chefes do Executivo colocaram suas Casas Civis para dialogarem e entrarem em um acordo. Pelo que se sabe, o Teatro Gregório de Matos, de responsabilidade da Fundação homônima pertencente à prefeitura, continua como está e o Glauber Rocha, com o governo. Rui e Neto entrariam num consenso para executarem melhorias nos locais.

Matéria relacionada 

Oposição e situação divergem sobre posse do Cine Glauber Rocha

Votação da revogação da cessão do Cine Glauber Rocha pode ser adiada de novo

Diretor do Cine Glauber não teme que espaço desapareça

Publicada originalmente em 13/03 às 16h36

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp