Política

PT da Bahia inicia debate sobre expulsão de Suíca e Moises nesta semana

Publicado em 27/03/2017, às 08h29   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O diretório estadual do PT se reúne na próxima quarta-feira (29) para discutir os recursos dos vereadores Moisés Rocha e Suíca que foram expulsos da legenda pela direção municipal em janeiro deste ano.  Os dirigentes também foram convocados para debater os processos internos de eleição e do Congresso a ser realizado em maio.

No que se refere aos vereadores de Salvador, os dirigentes devem optar por ouvir a defesa e após esta etapa decidir se admitem ou não o recurso. Neste sentido, pode-se esperar que o trâmite demore ainda algum tempo.

Na atual composição ainda é possível reverter a decisão da municipal, contudo, existe uma preocupação grande por parte dos vereadores para o caso de a decisão sair apenas depois da eleição da nova executiva.

A tendência é de crescimento de agrupamentos contrários às decisões, votações e discursos dos legisladores. Conforme apurou a reportagem do Bocão News a manutenção da expulsão, ainda num cenário em que a oposição interna ao grupo dos vereadores cresça dentro da executiva, é de que sejam aprovadas sanções menores que a expulsão sumária. No entanto, a decisão virá condicionada a mudanças expressivas no comportamento legislativo da dupla.

Os petistas que defendem a saída de Moisés e Suíca acreditam que os dois “sepultarão” os mandatos ainda que tenha essa “sobrevida”, pois mesmo tendo a chance de se manter no partido, as condicionantes não serão cumpridas de modo que acabarão apenas postergando a saída.

Atitudes como posicionamentos e discursos contrários ao prefeito ACM Neto, defesa da gestão de Rui Costa e acompanhar as decisões da bancada de oposição nas votações no Plenário Cosme de Farias são algumas das medidas que devem ser aprovadas para os vereadores se manterem no PT. Algo que, acreditam os opositores, eles não farão.

Em conversas recentes, os dois disseram que serão cumpridores de suas obrigações partidárias e que são orgânicos ao PT. Este é um tema que ainda terá novos capítulos.

Matérias relacionadas

Suíca diz que recorrerá em todas as instâncias contra expulsão do PT
PT de Salvador decide expulsar Suíca e Moisés Rocha; decisão cabe recurso
Suíca e Moisés entram com recursos contra expulsão do PT
Destino de Suíca e Moisés Rocha no PT será definido até o fim de março
Publicada no dia 26 de março de 2017m às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp