Política

Diretor da Fapesb é exonerado; Substituto passará pelo crivo do governador

Publicado em 30/03/2017, às 06h29   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

No cargo de diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) desde abril de 2015, Eduardo Santana de Almeida foi exonerado do posto. Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (29).

A fundação será dirigida interinamente pelo atual diretor de inovação, Lázaro Raimundo dos Passos Cunha.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Vivaldo Mendonça, o novo titular deverá ter capacidade técnica para comandar o órgão. “O novo nome precisa reunir formação acadêmica e capacidade de gestão para tocar os projetos da fundação. O assunto será discutido com o governador”, apontou.

Almeida substituiu Paulo Lopes, que era indicado do deputado estadual Euclides Fernandes (PSL), quando o ex-secretário Manoel Mendonça foi alçado ao comando da Secti pelo governador Rui Costa.

Carta do reitor da Ufba – No último dia 20, foi publicizada uma carta do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, apontando preocupação com uma dívida da Fapesb no total de R$ 70 milhões. Segundo o documento, os débitos são referentes a projetos avaliados, aprovados, mas ainda não pagos e mesmo não contratados.

Segundo o secretário Vivaldo Mendonça, não foi identificada a fonte da dívida apontada pelo reitor. “A gente não conseguiu identificar em que fonte de informação o reitor se baseou. Até porque, pelos nossos controles internos, não há esse volume de endividamento. Inclusive, outros números nós temos”, disse o gestor.

Ao ser indagado sobre a carta, o governador Rui Costa negou ter recebido de Salles queixas sobre a dívida. “Se tem alguma coisa desde 2015 e ele não me falou, prefiro não comentar para, não ser deselegante e falar de algo que não me foi comunicado como demanda ou como problema a ser resolvido. A mim não chegou ofício algum”, rebateu, durante vistoria as obras da linha 2 do metrô no último dia 23.

Notícia relacionada:

Rui demonstra irritação com reclamação pública do reitor da Ufba

Publicada no dia 29 de março de 2017, às 13h36

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp