Política

Prefeitura vai licitar empresa para requalificação da Lagoa do Arraial do Retiro

Publicado em 31/03/2017, às 18h07   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Lagoa do Arraial do Retiro passará por uma profunda transformação em breve. Elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação da lagoa, no bairro do Retiro, terá o edital para licitação lançado nos próximos dias pelo prefeito ACM Neto, dentro da programação do aniversário de 468 anos de Salvador. Orçada em R$ 600 mil, a requalificação contempla uma área de 1,8 mil metros quadrados, beneficiando diretamente mais de 350 famílias. A expectativa é que essa intervenção seja concluída no prazo de seis meses a partir da obra licitada.

Antônio Cláudio de Jesus, 72 anos, carpinteiro e morador do bairro há 40 anos, está ansioso com a chance de ver sua comunidade ser transformada num ponto de reunião de famílias. “Seria um ponto ideal para a comunidade passar o fim de semana, apreciando a beleza da lagoa. Isso vai valorizar o bairro, está valorizando as moradias, os moradores. Fica todo o mundo alegre e satisfeito com a requalificação dessa lagoa aí. De hoje que a gente vem lutando para ajeitar essa lagoa, e só agora veio essa requalificação”, celebra o carpinteiro.

A cabeleireira Edna Fraga, 52 anos, também não esconde a ansiedade. “Lutei e luto até hoje por essa lagoa e agora tenho certeza que essa obra vai sair. A gente quer uma pracinha, uma academia e que façam a limpeza dela, que já é muito linda. O prefeito ACM Neto esteve aqui e mostrou para todo mundo esse projeto, e eu tenho certeza que isso aqui vai mudar o quadro do Arraial do Retiro, que vai passar a ser um bairro valorizado porque vai ser um ponto turístico. Esse é o sonho da gente aqui”, observa a moradora.

Antiga reivindicação dos moradores, a urbanização do entorno da Lagoa do Arraial do Retiro prioriza a preservação das áreas de valor ambiental e requalifica o espaço urbano através do tratamento paisagístico – criação de jardins e o plantio de árvores –, e de equipamentos de lazer. O projeto prevê um deck em madeira plástica e a instalação de um parque infantil, paraciclos (suporte físico onde a bicicleta é presa), equipamentos de ginástica, conjunto para jogos, bancos para convivência e um quiosque para a comercialização de acarajé.

Assim como em outros bairros da cidade, a exemplo da Barra e Rio Vermelho, a urbanização do entorno da Lagoa do Arraial também terá área pavimentada com piso intertravado, que permite o uso compartilhado por pedestres, motoristas e ciclistas. “Esse projeto da Lagoa do Arraial do Retiro busca valorizar tanto a riqueza ambiental do lugar, quanto sua condição de espaço de sociabilidade para moradores e visitantes. A ideia foi construir, em meio à beleza natural, também um espaço de cidadania e integração social”, explica a gestora Tânia Scofield, presidente da FMLF.

Histórico - Localizado entre duas pedreiras que divide a comunidade entre Arraial de Cima e o Arraial de Baixo, o bairro Arraial do Retiro origina-se da Fazenda São Gonçalo, cuja principal produção agrícola era o cultivo de laranjas de umbigo. Posteriormente, por volta da década de 40, uma área significativa passou a ser explorada por uma pedreira, extinta no fim dos anos 80. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp