Política

Audiência pública na AL-BA debate limites territoriais de Lauro de Freitas e Salvador

Gilberto Júnior/BNews
Localidades como Areia Branca, Cassange, Barro Duro e Itinga tiveram áreas incorporadas ao município de Salvador   |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 04/10/2017, às 10h46   Redação BNews



A Comissão Especial de Divisão Territorial da Assembleia Legislativa da Bahia debate na manhã desta quarta-feira (4) os limites territoriais de Salvador e Lauro de Freitas. O assunto ganhou discursos acirrados depois que a prefeitura de Salvador promoveu alteração em seus bairros e "agregou" áreas consideradas pertencentes ao município de Lauro de Freitas.

Localidades como Areia Branca, Cassange, Barro Duro e Itinga tiveram áreas incorporadas ao município de Salvador.

Fontes ouvidas pelo BNews apontam que uma questão crucial está em jogo: o metrô, considerado até aqui um sistema metropolitano. A estação construída ao lado do Aeroporto Internacional de Salvador está em um local que não pertence a Lauro de Freitas, conforme as delimitações estabelecidas em 1969 pelo estado. Com isso, o metrô perderia o caráter metropolitano. 

Em 2015, uma alteração feita pela prefeitura de Lauro de Freitas coloca a área da estação metroviária dentro do seu limite. Agora, a delimitação promovida pela prefeitura de Salvador mantém o equipamento em solo laurofreitense, no entanto, por ser uma área de "conflito", caberia à Assembleia Legislativa da Bahia deliberar sobre o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp