Política

Alba: projeto prevê fim do pagamento antecipado do IPVA em caso de transferência de veículo

Divulgação
Proposta visa corrigir uma distorção que pretere um direito do cidadão baiano   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/10/2017, às 16h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei do deputado Augusto Castro (PSDB) que prevê o fim da obrigatoriedade do pagamento antecipado e integral do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, em caso de transferência de titularidade de veículo. A justificativa do PL é que ele possa corrigir uma distorção que pretere alguns direitos do cidadão, como por exemplo, o parcelamento do imposto a vencer.


O deputado explica que essa nova Lei garantiria o princípio da isonomia, assegurado pelo artigo 5˚ da Constituição Federal. “Não se trata de isenção fiscal, nem renúncia de receitas, mas sim, de assegurar condições de pagamento comuns aos demais proprietários de veículos em nosso Estado”, pontuou o parlamentar. 


De acordo com as normas estaduais do Departamento de Trânsito (Detran), todas as taxas relacionadas ao veículo devem estar quitadas até o ano vigente, para que haja condição de transferência de propriedade. Muitos donos de automóveis e motocicletas reclamam na hora de vender, pois precisam antecipar o IPVA à vista, perdendo o direito ao parcelamento. O Projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia - CCJ, antes de entrar em votação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp