Política

Mantega e outros 13 são denunciados pelo MPF na Operação Zelotes

Agência Brasil
Eles responderão por corrupção, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 08/11/2017, às 18h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega,  o ex-presidente do Carf, Otacílio Cartaxo, e outras 12 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF), no Distrito Federal, no âmbito das investigações da Operação Zelotes, por corrupção, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.

A denúncia do MPF aponta que houve manipulação da composição e do funcionamento do Conselho Superior de Recursos Fiscais, órgão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), com objetivo de favorecer ilegalmente a empresa Cimento Penha em troca do pagamento de propina.

Segundo o MPF, o empresário Victor Sandri articulou, de forma "criminosa", para reverter no Carf uma multa aplicada pela Receita Federal. A empresa dele foi autuada por remeter US$ 46,5 milhões a instituições financeiras em Bahamas e Uruguai. 

Para o MPF, Otacílio Cartaxo e Guido Mantega "patrocinaram" interesses da empresa e respaldaram indicações do grupo ao Carf. A denúncia aponta ainda que existem trocas de e-mails entre os integrantes do esquema com linguagem cifrada sobre as indicações. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp