Política

Policlínica de Jequié é inaugurada e atenderá a 28 municípios da região

Vagner Souza/BNews
Outros municípios podem aderir ao consórcio mesmo após a entrega das policlínicas  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 22/12/2017, às 11h33   Aparecido Silva



A policlínica regional de saúde de Jequié foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (22) com a presença do governador Rui Costa. O equipamento, que vai atender a população de 28 municípios, teve a construção custeada com recursos financeiros do governo estadual e o custeio mensal será de 40% para o Estado e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados.

Durante coletiva de imprensa, Rui Costa ressaltou que outros municípios podem aderir ao consórcio mesmo após a entrega das policlínicas. "A adesão é possível, submete-se à assembleia. Todos que pediram para entrar depois foram aprovados. Temos vários municípios que migraram depois que os prefeitos conheceram o serviço", lembrou. 

Os municípios que fazem parte do consórcio que teve a unidade regional inaugurada nesta sexta-feira são Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês e Ubatã.

Segundo o secretário  estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, o atendimento na policlínica já começará nesta semana. "Esse é um equipamento completo com todas as máquinas e deverá funcionar já a partir de segunda-feira com grande parte das especialidades médicas. E a partir de janeiro, vamos aumentar a quantidade até atingir a capacidade plena", explicou Vilas Boas.

Para ter acesso aos serviços prestados pela policlínica, o paciente terá que passar por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na sua cidade ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Nesses locais, será identificada a necessidade de o paciente realizar uma consulta com especialista, exames como tomografia ou Raio-X, ou procedimentos de média complexidade, como biópsia, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, por exemplo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp