Política

PSOL nacional veta filiação de Rose Bassuma

Imagem PSOL nacional veta filiação de Rose Bassuma
Para secretário geral da Bahia, foi uma decisão paradoxal e inquisitória  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/09/2011, às 18h55   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Após assembleia geral, a Executiva nacional do PSOL vetou a filiação da ambientalista baiana Rose Bassuma. Apesar de ter domicílio eleitoral em Salvador, ela se filiou a legenda através do diretório estadual. O processo foi questionado pelos dirigentes da capital e a demanda foi parar na Executiva nacional do PSOL.

Durante votação, a mulher do ex-deputado federal Luiz Bassuma, cotada até para disputar a Prefeitura de Salvador em 2012, recebeu 27 votos a favor da sua filiação e 15 contra. Agora, fica impossibilitada de tentar chegar ao comando do Thomé de Souza pelo Partido Socialismo e Liberdade.

Para o secretário geral da legenda na Bahia, Ronaldo Santos, a decisão foi paradoxal e “inquisitória”. “Ninguém que se filiou ao partido teve que responder se era contra ou a favor da legalização do aborto. Até porque eu, que sou fundador do partido no estado, sou contra a legalização dessa prática. Além disso, no mesmo dia do veto de Rose, a Executiva aprovou a filiação de Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, que admitiu publicamente ter votado em José Serra. Quer contradição maior? De fato, não houve um julgamento político”.

Mesmo com tantas divergências apontadas, Ronaldo Santos diz que o partido não está rachado. “De forma nenhuma. Disputas internas sempre vão existir. Mas, uma bandeira maior nos une”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp