Política

Oposição na AL-BA escolhe novo líder na próxima semana

arquivo BNews
Leur Lomanto deixa liderança da bancada   |   Bnews - Divulgação arquivo BNews

Publicado em 20/02/2018, às 15h37   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião na manhã desta terça-feira (20) o deputado estadual Leur Lomanto Júnior (MDB) informou aos colegas de bancada que deixará a liderança da oposição ao governo Rui Costa (PT) na Assembleia Legislativa.

As especulações em torno de uma mudança na direção do agrupamento já circulavam na rádio corredor do Palácio Luís Eduardo Magalhães desde o final do ano passado. 

O emedebista tem um perfil mais de negociação do que embate, além de ser pré-candidato a deputado federal. Estes dois fatores tornaram a decisão do parlamentar mais natural.

“Manifestei minha vontade de dar a oportunidade a outros parlamentares. Já dei minha contribuição na função de líder”.
Na próxima terça-feira a bancada se reunirá novamente para decidir quem ocupará o cargo. “Vamos trabalhar para construir o consenso dentro da nossa base”. 

Até o momento, os nomes de Luciano Ribeiro (DEM) e Hildécio Meireilles (MDB) surgem como favoritos ao posto, mas já se sabe que outros parlamentares se colocaram à disposição do agrupamento.

Sobre Leur — A eleição que se avizinha será de duros embates entre Rui Costa e, provavelmente, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) de modo que a bancada deve ser liderada por algum representante que tenha um perfil mais “brigador” que Leur.
Para além, o emedebista enfrenta uma eleição diferente da atual, não é candidato à reeleição. Estando em um partido que sofreu um dos maiores impactos com as investigações da Lava Jato e suas ramificações.

A prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima e o “bunker” com os mais de 51 milhões de reais ainda dificultam a carreira política de todos os emedebistas da Bahia.

Embora as relações política de Leur com o MDB venham de berço e sejam mais antigas que os irmãos Vieira Lima, há de se esperar a utilização do escândalo envolvendo os caciques da legenda contra todos do partido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp