Política

Governo desconhece custo da Copa no Brasil

Publicado em 20/09/2011, às 10h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou ontem que o governo federal desconhece o quanto custará a Copa do Mundo aos cofres brasileiros.

“Eu desconheço qual é o valor que vai custar a Copa do Mundo no Brasil. Não há nenhum estudo que diga isso”, disse. Em resposta aos aumentos de previsão de gastos para o evento, a ministra afirmou que a Fifa fez exigências novas, como a cobertura em estádios, que não estavam no plano original. Isso, segundo explicou, implica gastos adicionais.

Belchior afirmou que os investimentos estão sendo feitos em etapas, de acordo com as decisões dos organizadores do evento. A próxima etapa serão os investimentos em segurança e telecomunicações nas cidades-sede.

A última etapa deste ciclo, afirmou, será a definição da malha aeroviária. “Só poderemos fazer isso depois que soubermos a tabela dos jogos, em quais lugares as seleções irão jogar.”

Ela sugeriu que eventuais problemas de mobilidade nas cidades-sede dos jogos da Copa de 2014 sejam resolvidos com feriados. “O funcionamento da Copa do Mundo, se eu der feriado no dia do jogo, a cidade vai estar em condições de não ter trânsito para a locomoção dos torcedores”, disse.

A ministra argumentou que a prioridade do governo é construir os estádios, a infraestrutura para receber navios de passageiros em portos, aumentar a capacidade de aeroportos e na rede hoteleira. “Mobilidade urbana é um legado para as cidades, mas não é essencial para a operacionalização da Copa do Mundo.”

Fonte: Tribuna da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp