Política

Ciro Gomes diz que prometer indulto a Lula seria 'uma loucura'

Roosewelt Pinheiro/ABr
Pré-candidato do PDT à Presidência critica fato de o nome do petista ainda constar em pesquisas   |   Bnews - Divulgação Roosewelt Pinheiro/ABr

Publicado em 16/05/2018, às 09h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, classificou como "loucura" a ideia de prometer indulto ao ex-presidente Lula, caso se eleja presidente. Parte do PT tem pressionado candidatos da esquerda a se comprometerem com um eventual perdão judicial ao ex-presidente caso vençam a disputa, segundo reportagem da BBC Brasil.

"Indulto é apenas para aqueles que já foram condenados em todas as instâncias. E Lula ainda está recorrendo da decisão que o condenou. Portanto, se eu disser que daria indulto a Lula caso for eleito, Lula poderia me mandar para a puta que pariu. Ou seja, ele teria uma reação adversa, e diria, 'Porque vai me indultar? Sou inocente'."

De acordo com o BBC, a declaração de Ciro foi feita em resposta à pergunta de um brasileiro que assistia à palestra do pré-candidato na Câmara de Comércio Brasileira na Suécia (Brazilcham) sobre se Ciro se comprometeria em conceder indulto ao ex-presidente. Sobre isso, Ciro argumentou: "se eu prometesse indulto a Lula, eu estaria agindo contra ele, que é meu amigo há mais de 30 anos", disse o pedetista em resposta à pergunta de um brasileiro durante uma palestra.

Apesar da aparente defesa da inocência do petista, o pré-candidato criticou o fato de o nome de Lula ainda constar dos cenários eleitorais das pesquisas de intenção de votos para as eleições presidenciais de 2018.

"Qualquer pesquisa que comece colocando o ex-presidente Lula no universo pesquisado vai deformar tudo o mais", afirmou Ciro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp