Política

Mais um processo contra deputado é negado pelos pares

Imagem Mais um processo contra deputado é negado pelos pares
Valdemar Costa Neto (PR-SP) era acusado de participar de um suposto esquema no Ministério dos Transportes   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/09/2011, às 19h40   Agência Câmara


FacebookTwitterWhatsApp

Por 16 votos a 2, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar rejeitou há pouco a admissibilidade do processo contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP). Ele era acusado de participar de um suposto esquema de superfaturamento de contratos no Ministério dos Transportes.

O relator, deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), havia defendido em seu parecer a abertura das investigações, a partir de uma representação feita por Psol e PPS.

Representação

O Psol e o PPS apresentaram no dia 13 de julho uma representação contra o deputado Valdemar Costa Neto. Os dois partidos pediam a investigação da atuação de Valdemar e de pessoas de sua confiança no Ministério dos Transportes e em outros postos do governo federal.
A representação se baseou em reportagens publicadas pelas revistas IstoÉ e Veja com denúncias de corrupção no ministério, cuja gestão é exercida pelo PR.

No texto, os partidos afirmam que as graves denúncias, além de constituírem indícios da prática de atividades ilícitas, caracterizam atitudes que desprestigiariam a Câmara dos Deputados e os seus membros.

A representação foi assinada pelos presidentes do Psol, Afrânio Boppré, e do PPS, deputado Roberto Freire (SP).

Defesa

O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), disse que as denúncias são requentadas: "Não há nenhuma prova e nós estamos em um Estado democrático de Direito, no qual a presunção de inocência é de fundamental importância. Então, lamentavelmente, eles procurarão alguma coisa e, por certo, não encontrarão."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp